A “VILANIA” DOS SANTOS:
COBRANÇAS DE PROMESSAS E CASTIGOS DIVINOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol10n1pp85-100Resumo
Fazer promessa aos santos é o recurso encontrado pelo devoto nos momentos de necessidade extrema com a finalidade de ter seu problema resolvido o mais rápido possível, mediante uma retribuição após o recebimento do milagre. O objetivo desse artigo é analisar as “penalidades” sofridas pelos devotos de São Gonçalo quando não pagam suas promessas; estas não são perdoadas nem em caso de morte do fiel. Verifico também outras penalidades sofridas por aqueles que tratam o pagamento da promessa com “desdém”. Os santos não perdoam promessas não pagas e castigam aqueles que não retribuem o que lhe devem de forma satisfatória. Seriam os santos vingativos? De benfeitores agem como “vilões” em alguns momentos? Utilizei como metodologia a História oral e a etnografia, que envolveu a realização de entrevistas com os devotos e a observação dos rituais de pagamento de promessa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.