O TEMA ÁGUA NAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAL NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p12-32Palavras-chave:
Ensino, recursos naturais, educação cidadã, orientação de conteúdo escolarResumo
A água é um importante elemento natural para se pensar e fazer Geografia na escola, esta ideia aliada à necessidade de capacitação na formação docente em temáticas físico-geográficas é o incentivo e proposta do presente artigo. O objetivo central do da pesquisa é contribuir com o curso de formação de professores de Geografia na perspectiva de que os futuros docentes tenham uma formação que os habilite a trabalhar tais conteúdos na Educação Básica. Os objetivos específicos são: 1). Identificar no currículo de geografia do Estado de Goiás temáticas sobre a água; 2). Analisar as temáticas sobre a água no currículo do Estado de Goiás e como esse tema pode ser desenvolvido pelo professor e 3). Inferir sobre a importancia da temática água no currículo do Estado de Goiás. Para alcance dos objetivos específicos se faz necessário a metodologia de análise documental, dessa forma foi realizado a análise do currículo do ensino de geografia para o Estado de Goiás. A pesquisa é resultado parcial do trabalho de conclusãode curso e tem como recorte temporal o ano de 2018. Nesse sentindo o artigo tem como intuito de elucidar a necessidade da ampliação do olhar geográfico nas instituições que formam professores em Geografia, valendo-se dos documentos que regem o ensino básico na escala do Estado de Goiás e da carência de sistematizar a temática da água de forma geográfica, diante de contextos políticos e sociais emergentes na sociedade.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 156 p.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 83-131.
CAVALCANTI, Lana S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
CAVALCANTI, Lana S. (Org.) Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013
CAVALCANTI, Lana S. A cidadania, o direito a cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. Geousp, N° 5, p. 41-55, 1999.
CUNHA, D. F. da. BORGES, E. de. M. MELO, L. Estratégia para a eliminação do risco de desabastecimento de água na Região Metropolitana de Goiânia: O desafio do sistema produtor João Leite. In: COSTA, M. A. PANTOJA, I. MARGUTI, B. O (Org.). Relatos e Estudos de Caso da Gestão Metropolitana no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2014, p. 362
COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
BRASIL. Governo de Goiás. Secretária de Educação do Estado de Goiás (org.). Currículo Referência da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás. 2012. Disponível em: http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20da%20Rede%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s!.pdf. Acesso em: 07 maio 2021.
PESSOA, Romualdo. Enquanto a chuva cai a água se esvai - escassez e estresse hídrico. 2017. Disponível em: https://gramaticadomundo.blogspot.com/2017/11/enquanto-chuva-cai-agua-se-esvai.html. Acesso em: 07 maio 2021.
MARTÍN, María. Parabéns, senhor Alckmin! Prêmio Lúcio Costa, que o governador paulista vai receber por sua gestão sobre a crise hídrica, é bastante questionável. El País, [S. l.], p. B1, 24 set. 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/24/politica/1443105363_430119.html. Acesso em: 9 abr. 2019.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. As temáticas físico-naturais nos livros didáticos e no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia. v. 4, p. 175-194. 2014.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. Tese (Doutorado). Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2011.
NEAD UESC. Currículo: um grande desafio para o professor. Disponível em: http://nead.uesc.br/arquivos/biologia/modulo_6_bloco_3/3_o_curriculo_escolar/material_apoio/texto_curriculo_um_grande_desafio_para_o_professor.pdf. Acesso em 15 novembro de 2017.
ONU. Water, a Shared Responsibility. Report, EUA, 2006. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/SC/temp/wwap_pdf/WWAP%20WWDR2%20Facts%20and%20Figures.pdf. Acesso em: 9 abr. 2019
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. Hucitec: São Paulo, 1997.
SAVIANI, Nereide. Elaboração e implementação do currículo: Alguns enfoques e problemas atuais. Revista do SIMPEEM, N. 3, São Paulo, fevereiro de 1996.
TRINDADE, A. A Cançado. Direitos humanos e meio ambiente: Paralelo dos Sistemas de Proteção Internacional. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.