o EXERCÍCIO DAS MEDIDAS DO COTIDIANO E A ESPACIALIDADE NA METRÓPOLE DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – USP
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p01-18Palavras-chave:
medidas do cotidiano, lugar, acessibilidade, cartografiaResumo
O presente artigo foi concebido a partir do exercício “As medidas do cotidiano” idealizado e elaborado pela prof. Dra. Fernanda Padovesi Fonseca. Esse exercício foi solicitado aos alunos do primeiro ano de graduação em Geografia na disciplina “Introdução à Cartografia” no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo no ano de 2012. A ideia do exercício era que cada aluno pudesse pensar geograficamente os conceitos ligados ao urbano muitas vezes negligenciados pelos Geógrafos, e também, pensar na relação deles com a cidade. Por exemplo, será que as noções de distâncias, tempo, espacialidade, escala são compreendidas por todos da mesma maneira? Certamente que não. São Paulo por ser uma metrópole, não permite aos seus cidadãos que seu cotidiano ocorra na escala do município. Portanto, o artigo proposto analisará por meio dos dados obtidos e com os verbetes escolhidos para reflexão (escala geográfica, território, rede geográfica, metrópole, megalópole, gigalópole, acessibilidade, distância, lugar, espacialidade) e elaboração exercício, as formas de apropriação do espaço da metrópole pelos alunos de geografia do primeiro ano.
Referências
Corrêa, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In Geografia: Conceitos e Temas. Castro, I. E.; Gomes, P. C. C.; Corrêa, R. L. (Org.) Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 2011.
Marandola Júnior, E. Novos significados da mobilidade. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000100013. Acesso em 23/11/2012.
Oliva, J. T.A cidade sob quatro rodas. O automóvel particular comoelemento constitutivo da cidade de São Paulo: o espaço geográfico como componente social. Tese de Doutorado, 2004. FFLCH-USP. 364 p.
Silva, M. A. V. Cotidiano e lugar: interpretações conceituais numa leitura geográfica para uma prática de ensino.Disponível em www.edipe.ueg.br/aprovados.docII EDIPE, 2007. Acesso em 10/11/2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.