MODELO MATEMÁTICO INTEGRAL-FUZZY PARA GERAÇÃO DO IQMU: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16737

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Transporte sustentável, Sustentabilidade, Teoria Fuzzy

Resumo

Este trabalho está direcionado para o desenvolvimento de modelo matemático sustentado nos preceitos das Integrais-Fuzzy, focado na geração de índices de qualidade da mobilidade urbana. Para tanto se desenvolve pesquisa exploratória ex-post-facto, pois pretende-se gerar um diagnóstico sobre as condições da movimentação na cidade, baseando-se na coleta de dados sobre as percepções dos usuários nas viagens cotidianas. Tal modelo pode ser utilizado de forma rotineira para geração de série histórica, promovendo melhoria do processo decisório de organismos públicos. Para teste e validação do modelo desenvolveu-se um estudo de caso baseado em pesquisa realizada em outubro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro. O modelo apresentou-se estável e coerente após a análise dos seus resultados, pelo cruzamento dos índices gerados com questão reflexiva sobre a mobilidade. O diagnóstico dos usuários da cidade analisada é que a qualidade é ruim, com IQMU igual a 4,07 no universo de discurso [0,10]. Pontuaram-se também as percepções dos usuários quanto aos modos de transporte, com destaque para melhor nota para táxi-frete (IQM = 5,15) e pior grau para bicicleta (IQM = 3,12). Os resultados também foram avaliados organizando-os pelas características dos respondentes (gênero, faixa etária e formação) e pela condição das viagens (tempo de deslocamento e quantidade de baldeações).

Biografia do Autor

Marcelo Prado Sucena, Fundação Getulio Vargas

Pós-Doutorado pela COPPE/UFRJ/LASUP - Laboratório de Aplicações de Supercondutores - Programa de Engenharia de Elétrica (Modelo Neuro-Fuzzy para gerenciamento ambiental da operação do trem de levitação magnética - MagLev-Cobra), Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (Modelo Neuro-Fuzzy Sistêmico para subsidiar alocação de recursos), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) (Procedimento para identificação de elementos críticos, com FMECA, para subsidiar alocação de recursos), Graduado em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ (Programa em FORTRAN para equilíbrio de rede de energia com contingência). É pesquisador do FGV Transportes. Atuou em várias frentes na Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) e Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, em destaque como Assessor da Subsecretaria de Transportes e na Diretoria de Administração e Finanças, como Chefe de Departamento de Monitoração de Transportes e como Analista de Sistemas. Atuou também como representante da SETRANS para planejamento de transportes nos Jogos Mundiais Militares, Rio+20 e candidatura para as Olimpíadas de 2016. Foi professor/pesquisador do Instituto Militar de Engenharia (pós-graduação em nível de especialização e mestrado) e na Universidade Estácio de Sá (graduação e pós-graduação). Foi professor terceirizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/NUSEG (pós-graduação) e na Escola Técnica Estadual Engenheiro Silva Freire. É autor de vários artigos em congressos, seminários e periódicos. Tem larga experiência nas áreas das Engenharias de produção, de transporte, de sistemas e de manutenção, além das áreas inteligência artificial, pesquisa operacional, gestão do conhecimento e tecnologia metroferroviária.

Marcus Vinicius Quintella Cury, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE (1999), Mestre em Sistemas e Computação, com ênfase em Transportes, pelo Instituto Militar de Engenharia-IME (1989), Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (1995) e Engenheiro Civil pela Universidade Veiga de Almeida (1981). Desde outubro/2014, atua como consultor em logística e transportes na FGV Projetos. De maio/2011 a setembro/2014, ocupou a posição de Diretor de Engenharia de Transportes da Odebrecht TransPort. Entre setembro/2007 e abril/2011, ocupou o cargo de Diretor Técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU. É professor convidado do IME e da FGV e atua como coordenador acadêmico dos cursos MBA e Post-MBA da FGV. É International Assessment Partner do EQUAA - Education Quality Accreditation Agency. Tem experiência em Engenharia e Economia de Transportes, principalmente rodoviário e metroferroviário, e tem as seguintes áreas de interesse: sistemas metroferroviários e rodoviários, de carga e passageiros, análise financeira de projetos, lógica fuzzy, empreendedorismo, avaliação social e econômica de projetos, modelagens financeiras e finanças corporativas.

Referências

ALMEIDA, L.N., MORÉ, J.D., VILLELA, L.E. Avaliação Fuzzy Da Percepção De Empresários Do Apl De Moda Intima De Nova Friburgo Sobre O Desempenho Em Relação À Sustentabilidade Ambiental XIII Simpósio De Administração Da Produção, Logística E Operações Internacionais–SIMPOI, 2010.

BATISTA, B.B. Hierarquização Das Características Das Calçadas De Acordo Com A Percepção Dos Usuários (Trabalho De Conclusão De Curso De Engenharia Civil), Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2018.

BOENTE, ALFREDO N. P.; MORÉ, JESÚS DOMECH; COSENZA, HARVEY JOSÉ S. R. Avaliação Fuzzy da Qualidade de Produtos de Software numa Fundação Pública Estadual VI Simpósio De Excelência Em Gestão E Tecnologia, 2009.

LEI Nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012.Institui As Diretrizes Da Política Nacional De Mobilidade Urbana; Revoga Dispositivos Dos Decretos-Leis Nos 3.326, De 3 De Junho De 1941, E 5.405, De 13 De Abril De 1943, Da Consolidação Das Leis Do Trabalho (Clt), Aprovada Pelo Decreto-Lei No 5.452, De 1o De Maio De 1943, E Das Leis Nos 5.917, De 10 De Setembro De 1973, E 6.261, De 14 De Novembro De 1975; E Dá Outras Providências, 2012.

CARVALHO, C.H.R. E IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA Mobilidade Urbana Sustentável: Conceitos, Tendências E Reflexões Texto Para Discussão 2194 ISSN 1415-4765 Brasília, DF, Brasil, 2016.

CORDEIRO, C. DE O.; MACHADO, W. V.; CARVALHO, R. L.; S., HELOISA M. B. C.; DACOL, S. A Visão Do Cliente Para Melhoria Da Qualidade Do Sistema De Transporte Coletivo Por Ônibus XXV Encontro Nac. De Eng. De Produção, Porto Alegre, RS, Brasil, 2005.

COSTA, J. F. P. DE A. S. Aplicação De Um Índice De Avaliação Da Mobilidade Urbana Sustentável Na Cidade Do Rio De Janeiro (Dissertação Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro, Departamento De Engenharia Civil, Programa De Pós-Graduação Em Engenharia Urbana E Ambiental, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2018.

DA COSTA, C. E. E PINHEIRO, D. M. O Papel Dos Usuários Na Definição De Políticas Públicas De Mobilidade Sustentável 29º Seminário De Iniciação Científica Da Universidade Do Estado De Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2019.

DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução Da Administração Editora Saraiva, 367p., ISBN:8585238151, São Paulo/SP, Brasil, 1990.

DOS SANTOS, M. C. M., LOPES, D. S., DA SILVA, R., LIMA, W. DOS S., DOS SANTOS, M. B. Avaliação Qualitativa Sob A Ótica Dos Usuários Do Transporte Público Urbano De Tucuruí-PA, 32º Congresso De Pesquisa E Ensino Em Transportes Da ANPET, Gramado/RS, Brasil, 2018.

FERRAZ, L. J., CELLA, B. A. M., DOMINGOS, R. M. A., GUARDA, E. L. A. DA, SANCHES, J.C.M. Índice De Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) Para Os Aspectos Ambientais E Modos Não Motorizados Em Sinop-MTE&S - Engineering And Science ISSN: 2358-5390 DOI: 10.18607/Es2020910059 Volume 1, Edição 9, 2020.

FERREIRA, P., GUARDA, E. L. A., LEÃO, M., SANCHES, J., OHIRA, L.S. Índice De Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) Para O Domínio Planejamento Integrado Em Sinop-tem & S – Engineering And Science ISSN: 2358-5390 DOI: 10.18607/Es201876143 Volume 2, Edição 7, 2018.

FONSECA, M. J.; BORGES JR., A. A. O Uso Da Pesquisa De Satisfação Do Consumidor Como Instrumento De Política Pública: O Potencial De Uso No Caso Do Transporte Coletivo De Porto Alegre Revista Interdisciplinar De Marketing, V.1, N.3, P. 38-50, Set./Dez, 2002.

GUIMARÃES, M. A., COELHO FILHO, L. E., CARVALHO, W. L., MEDRAN, R. M. A. Análise Da Percepção Da Qualidade Do Transporte Público Na Região Metropolitana De Goiânia 32º Congresso De Pesquisa E Ensino Em Transportes Da ANPET, Gramado, RS, Brasil, 2018.

IBÁÑEZ, D.E.S. Problemas De Valores De Contorno Envolvendo Teoria De Conjuntos Fuzzy (Tese De Doutorado) Universidade Estadual De Campinas Instituto De Matemática, Estatística E Computação Científica. Campinas, SP, Brasil, 2018.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA Censo Brasileiro De 2010. Rio De Janeiro, RJ, Brasil, 2012.

KUREKE, B. M. C. B.EBERNARDINIS, M. DE A. P. A Utilização De Índices E Indicadores Na Efetividade Da Política Nacional De Mobilidade Urbana Brasileira Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional. V. 15, N. 6, Edição Especial, P. 29-38, Nov.ISSN: 1809-239X, 2019.

KUREKE, B. M. C. B. E BERNARDINIS, M. DE A. P. Indicadores De Mobilidade Urbana Sustentável Para Cidades De Médio Porte: Uma Aplicação Em Cidade De Região Metropolitana Do Paraná Brazilian Journal Of Development Curitiba, V. 5, N. 9, P. 13910-13926 Sep. ISSN 2525-8761, 2019.

LIMA, G.C. L. DE S.E CARVALHO, G.S.D. DE Indicadores De Qualidade Na Regulação Do Transporte Coletivo Por Ônibuse Suas Aplicações No Brasil 32º Congresso De Pesquisa E Ensino Em Transportes – ANPET Nov. Gramado, RS, Brasil, 2018.

MACEDO, M. H.; DA SILVA, A. N. R. E COSTA, M. D. S. Abordagem Sistêmica Da Mobilidade Urbana: Reflexões Sobre O Conceito E Suas Implicações. Anais Do 3º Congresso Luso Brasileiro Para O Planejamento Urbano, Regional, Integrado E Sustentável - Pluris, Santos, SP, Brasil, 2008.

MEYER, B.E GUNTHER, H. F. Controle Externo E Políticas Públicas De Mobilidade urbana: O Caso Da Região Metropolitana Da Grande Florianópolis RGO -Revista Gestão Organizacional, V. 12, N. 4, P. 43-62, Set./Dez.ISSN 1983-6635, 2019.

MONTEVECHI, J.A. BARRA E PINHO, A. F. DE Incertezas Em Algoritmos De Programação De Operações Encontro Nacional De Engenharia De Produção – ENEGEP, 1999.

MOURA, L. S. A Percepção Do Nível De Serviços Do BRT Transcarioca Sob O Ponto De Vista Dos Usuários (Dissertação De Mestrado Em Engenharia Urbana E Ambiental), PUC-Rio, Rio De Janeiro, RJ, Brasil, 2018.

NTU - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES URBANOS Desempenho E Qualidade Nos Sistemas De Ônibus Urbanos Brasília, DF, Brasil, 2008.

OLIVEIRA JR., H. A. Lógica Difusa – Aspectos Práticos E Aplicações 192 Pgs. Editora Interciência, Rio De Janeiro, RJ, Brasil, 1999.

ORTEGA, N. R. SI. Aplicação Da Teoria De Conjuntos Fuzzy a Problemas Da Biomedicina (Tese De Doutorado), Universidade De São Paulo, Instituto De Física, São Paulo, SP, Brasil, 2001.

PEREIRA, J. I. DA S. Avaliação Da Qualidade Do Transporte Público Coletivo Por Ônibus Na Percepção Dos Usuários Da Universidade De Brasília (Trabalho De Conclusão De Curso De Engenharia Civil), Universidade De Brasília, Brasília, DF, Brasil, 2018.

PINHO, A. F. DE; MONTEVECHI, J. A. B.E PAMPLONA, E. DE O. Aplicação De Números Fuzzy Triangulares Em Análises De Investimentos Em Situações De Incerteza - Método Baseado Na Teoria Dos Jogos. Encontro Nacional De Engenharia De Produção – ENEGEP, 1997.

PINTO, L. A. M.E GALVÃO, H. M. Mobilidade Urbana Sustentável: Modelo Aplicado Para O Município De Aparecida-SP Revista De Administração Do Unifatea, V. 17, N. 17, Jul./Dez, 2018.

PRODANOV, C. C. E FREITAS, E. C. DE Metodologia Do Trabalho Científico [Recurso Eletrônico]: Métodos E Técnicas Da Pesquisa E Do Trabalho Acadêmico, 2. Ed. – Novo Hamburgo, RS, Brasil, 2013.

REZENDE, D. S., DE ARO, E. R. Análise Dos Indicadores De Mobilidade Urbana No Programa De Desenvolvimento Institucional Integrado — PDI. Revista Prumo, V. 5, N. 8, Mar. ISSN 2446-7340. Recuperado de http://Periodicos.Puc-Rio.Br/Index.Php/Revistaprumo/Article/View/1170. DOI: Http://Dx.Doi.Org/10.24168/Revistaprumo.V0i8.1170, 2020.

RODRIGUES, M. A. E SORRATINI, J. A. A Qualidade No Transporte Coletivo Urbano XXII Anpet – Congresso De Pesquisa E Ensino Em Transportes, Ceará, Brasil, 2008.

RODRIGUES, M. O. Avaliação Da Qualidade Do Transporte Coletivo Da Cidade De São Carlos (Dissertação De Mestrado Em Engenharia De Transportes), Universidade De São Paulo, 85p., São Carlos, SP, Brasil, 2006.

ROSS, T. J. Fuzzy Logic With Engineering Applications Ed. Mcgraw-Hill, USA, 1999.

SÁ, I. I. R. DE; MORE, J. D., FERNANDES, C. A. Um Enfoque Fuzzy Para Avaliação Das Ações Empresariais Segundo A Percepção Do Consumidor Área Gestão Social E Ambiental IV Simpósio De Excelência Em Gestão E Tecnologia, 2007.

SHAW, I. S. E SIMÕES, M. G. Controle E Modelagem Fuzzy 1ª Ed. Edgard Blucher-FAPESP, São Paulo, SP, Brasil, 1999.

SILVA, M. B. DA Um Estudo Sobre Operações Aritméticas Com Números Fuzzy (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal De São Carlos -UFSCAR Centro De Ciências Exatas E Tecnologias Programa De Pós-Graduação Em Ensino De Ciências Exatas, São Carlos, SP, Brasil, 2020.

SILVA, N. O. DA; FREIRE, F. DE S.; SANTOS, S. DE S. Políticas Públicas De Mobilidade Urbana: A Percepção Do Usuário Do Transporte Público No Distrito Federal: The Perception Of The User Of Public Transportation In The Federal District. Rp3 - Revista De Pesquisa Em Políticas Públicas, N. 2, 29 Abr.ISSN: 2317-921X, 2020.

SUCENA, M. P.; DA SILVA, V. L.; PEREIRA, A. L.; PORTUGAL, L. DA S. Uma Aplicação Da Lógica Fuzzy Para A Melhoria Da Mobilidade Urbana Focada No Usuário XIISIMPEP – Simpósio De Engenharia De Produção, Bauru, SP, Brasil, 2005.

SUCENA, M. P.; PEREIRA, A. L. Modelo Fuzzy, Baseado Em Indicadores De Sustentabilidade, Para Avaliação Da Qualidade Ambiental: O Caso Do Bonde De Santa Teresa IIPluris - Congresso Luso Brasileiro Para Planeamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentável, Braga, Portugal, 2006.

TANAKA, K. An Introduction To Fuzzy Logic For Practical Applications Springer-Verlag, New York, USA, 1997.

TISCHER, V. E POLETTE, M. Sistema De Avaliação De Cidades De Referência Em Transportes E Mobilidade Urbana Sustentável. Cad. Metrop. [Online]. Vol.21, N.45, Pp.481-509. Epub June 03, 2019. ISSN 2236-9996, 2019.

VASCONCELOS, A. S. DA S. As Percepções Dos Usuários Sobre A Qualidade Do Transporte Público De Passageiros No Município De Betim – MG (Dissertação De Mestrado Profissional Em Administração), Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo, 100p., Pedro Leopoldo, RS, Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

SUCENA, Marcelo Prado; CURY, Marcus Vinicius Quintella. MODELO MATEMÁTICO INTEGRAL-FUZZY PARA GERAÇÃO DO IQMU: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 29–58, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16737. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16737. Acesso em: 19 jan. 2025.