A MINERAÇÃO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM CANAÃ DOS CARAJÁS-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16834Palavras-chave:
Produção do espaço urbano, Cidades pequenas, Mineração, Amazônia, Canaã dos CarajásResumo
O objetivo deste artigo é compreender a produção do espaço urbano em Canaã dos Carajás-PA, a partir da mineração e dos recursos dela advindos. Observa-se que o crescimento da cidade está diretamente ligado à exploração mineral e aos recursos gerados por essa atividade. O período de análise abrange de 2000 a 2020; no entanto, é necessário recuar até a década de 70 para uma compreensão mais aprofundada do funcionamento da mineração na configuração do espaço urbano. A pesquisa procura revelar aspectos do modo de vida dos colonos durante a época dos Centros de Desenvolvimento Regionais - CEDERE, bem como as transformações ocorridas após o início da exploração mineral conduzida pela empresa Vale. Para tanto, são utilizados dados secundários obtidos a partir de documentos oficiais, como o Plano Diretor Municipal de Canaã dos Carajás, mapas e estatísticas fornecidas pelo IBGE e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município em questão. Além disso, faz-se uso de literatura atual e clássica sobre a cidade, e são realizadas entrevistas semiestruturadas com os moradores locais. Os resultados destacam que a mineração desempenha um papel fundamental na modernização e na expansão urbana de Canaã dos Carajás.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. Disponível em: https://sistemas.anm.gov.br/arrecadacao/extra/Relatorios/cfem/maiores_arrecadadores.aspx. Acesso em: 28 de jun. de 2023.
CARDOSO, A. CÂNDIDO, L. MELO, A. Canaã dos Carajás: um laboratório sobre as circunstâncias da urbanização, na periferia global e no alvorecer do século XXI. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 20, n.1, p.121-140, abr. 2018.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2005.
CRUZ. T. M. CONGÍLIO C. R. Mineração e campesinato em Canaã dos Carajás: O avanço cruel do capital no sudeste paraense. Revista Confronteiras, v. 1, p. 128-152, 2017.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DO PARÁ. Estatística Municipal. Belém: IDESP, 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
LEOPOLDO, Eudes. A teoria regional na atualização da Geografia Crítica contemporânea: a urbanização da fronteira na Amazônia, a região do Sul e Sudeste do Pará. CONFINS (PARIS), v. 44, 2020.
LEOPOLDO, Eudes; LIMA, Marcos Castro; SOUSA, Isaque dos Santos. A produção do espaço urbano e regional na Amazônia. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.
LIMA. J. S. S. Educação Patrimonial na área do Projeto Serra do Sossego Canaã dos Carajás. Belém: MPEG/CRVD-MSS/FIDESA, 2003.
LOPES. Rafael Rodrigues; SANTOS, Marcelo Melo dos, CRUZ, Thiago Martins da. Mineração e conflitos pela posse da terra em Canaã dos Carajás: O caso do acampamento Planalto Serra Dourada. Rever - Rev. de Extensão e Estudos Rurais, v. 7 n. 2, p. 117–140, julho-dezembro, 2018.
OLIVEIRA, Dayana Aparecida Marques. Discurso e planejamento urbano no Brasil. Revista Geográfica de América Central, Número Especial, p. 1-15, jun./dez. de 2011.
PEREIRA, A. R. A prática da pistolagem nos conflitos de terra no sul e no sudeste do Pará (1980-1995). Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 8, n. 1, p. 229-255, jan./jun., 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS. Plano Local de Habitação de Interesse Social. Canaã dos Carajás-PA: Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS. Plano Diretor Participativo de Canaã dos Carajás-PA. Canaã dos Carajás-PA: Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, 2007.
TRINDADE JÚNIOR, S.-C. C. da. Cidades na floresta: os "grandes objetos" como expressões do meio técnico-científico informacional no espaço amazônico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 51, p. 113-150, 2010.
VALE. Relatório a VALE em Canaã dos Carajás. 2014. Disponível em: https://www.vale.com/pt/biblioteca-de-documentos. Acesso em: 12 de set. de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tocantinense de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.