A MINERAÇÃO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM CANAÃ DOS CARAJÁS-PARÁ
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16834Mots-clés :
Produção do espaço urbano, Cidades pequenas, Mineração, Amazônia, Canaã dos CarajásRésumé
O objetivo deste artigo é compreender a produção do espaço urbano em Canaã dos Carajás-PA, a partir da mineração e dos recursos dela advindos. Observa-se que o crescimento da cidade está diretamente ligado à exploração mineral e aos recursos gerados por essa atividade. O período de análise abrange de 2000 a 2020; no entanto, é necessário recuar até a década de 70 para uma compreensão mais aprofundada do funcionamento da mineração na configuração do espaço urbano. A pesquisa procura revelar aspectos do modo de vida dos colonos durante a época dos Centros de Desenvolvimento Regionais - CEDERE, bem como as transformações ocorridas após o início da exploração mineral conduzida pela empresa Vale. Para tanto, são utilizados dados secundários obtidos a partir de documentos oficiais, como o Plano Diretor Municipal de Canaã dos Carajás, mapas e estatísticas fornecidas pelo IBGE e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município em questão. Além disso, faz-se uso de literatura atual e clássica sobre a cidade, e são realizadas entrevistas semiestruturadas com os moradores locais. Os resultados destacam que a mineração desempenha um papel fundamental na modernização e na expansão urbana de Canaã dos Carajás.
Références
AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. Disponível em: https://sistemas.anm.gov.br/arrecadacao/extra/Relatorios/cfem/maiores_arrecadadores.aspx. Acesso em: 28 de jun. de 2023.
CARDOSO, A. CÂNDIDO, L. MELO, A. Canaã dos Carajás: um laboratório sobre as circunstâncias da urbanização, na periferia global e no alvorecer do século XXI. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 20, n.1, p.121-140, abr. 2018.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2005.
CRUZ. T. M. CONGÍLIO C. R. Mineração e campesinato em Canaã dos Carajás: O avanço cruel do capital no sudeste paraense. Revista Confronteiras, v. 1, p. 128-152, 2017.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DO PARÁ. Estatística Municipal. Belém: IDESP, 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
LEOPOLDO, Eudes. A teoria regional na atualização da Geografia Crítica contemporânea: a urbanização da fronteira na Amazônia, a região do Sul e Sudeste do Pará. CONFINS (PARIS), v. 44, 2020.
LEOPOLDO, Eudes; LIMA, Marcos Castro; SOUSA, Isaque dos Santos. A produção do espaço urbano e regional na Amazônia. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.
LIMA. J. S. S. Educação Patrimonial na área do Projeto Serra do Sossego Canaã dos Carajás. Belém: MPEG/CRVD-MSS/FIDESA, 2003.
LOPES. Rafael Rodrigues; SANTOS, Marcelo Melo dos, CRUZ, Thiago Martins da. Mineração e conflitos pela posse da terra em Canaã dos Carajás: O caso do acampamento Planalto Serra Dourada. Rever - Rev. de Extensão e Estudos Rurais, v. 7 n. 2, p. 117–140, julho-dezembro, 2018.
OLIVEIRA, Dayana Aparecida Marques. Discurso e planejamento urbano no Brasil. Revista Geográfica de América Central, Número Especial, p. 1-15, jun./dez. de 2011.
PEREIRA, A. R. A prática da pistolagem nos conflitos de terra no sul e no sudeste do Pará (1980-1995). Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 8, n. 1, p. 229-255, jan./jun., 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS. Plano Local de Habitação de Interesse Social. Canaã dos Carajás-PA: Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS. Plano Diretor Participativo de Canaã dos Carajás-PA. Canaã dos Carajás-PA: Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, 2007.
TRINDADE JÚNIOR, S.-C. C. da. Cidades na floresta: os "grandes objetos" como expressões do meio técnico-científico informacional no espaço amazônico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 51, p. 113-150, 2010.
VALE. Relatório a VALE em Canaã dos Carajás. 2014. Disponível em: https://www.vale.com/pt/biblioteca-de-documentos. Acesso em: 12 de set. de 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.