RESENHA

NÃO É PARA TODOS QUE O DIA NASCE FELIZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.16923

Palavras-chave:

Educação Púlica, Educação Privada, Precarizão

Resumo

Este trabalho apresenta uma resenha crítica do documentário "Pro dia nascer feliz", dirigido por João Jardim em 2007, que aborda a desigualdade na educação brasileira. O filme retrata escolas em condições precárias nas regiões Nordeste (Pernambuco) e Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo), contrastando com uma escola particular em São Paulo. O documentário destaca a evasão escolar como um problema sério no sistema educacional brasileiro, com apenas 41% das crianças concluindo o ensino fundamental. O objetivo do filme é questionar a qualidade do ensino oferecido e se os alunos têm acesso democrático a esse sistema. O documentário expõe a falta de recursos e a falta de motivação dos alunos nas escolas públicas, bem como a violência e a falta de professores. Por outro lado, retrata uma escola particular com boa estrutura física e alunos bem vestidos e nutridos. O contraste entre as realidades das escolas públicas e privadas mostra a desigualdade social no sistema educacional. O filme conclui com relatos de violência nas escolas e destaca o papel crucial do professor como agente de transformação, capaz de oferecer uma educação crítica e emancipadora. Ressalta-se a importância de valorizar a carreira docente e buscar melhorias no sistema educacional para promover uma formação mais humanitária e cidadã para os alunos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marciel Soares Dutra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado em Geografia pela UFG. Tecnólogo em Química Industrial pelo antigo CEFET-GO, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Atualmente, é servidor do IFG Câmpus Senador Canedo, ocupando o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

Referências

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Klick Editora, 1997.

BLOG do Professor Renato 88. Disponível em: <https://professorrenatoaa.blogspot.com/2017/08/documentario-pro-dia-nascer-feliz.html.> Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL é nono país mais desigual do mundo, diz IBGE. Exame, São Paulo, 12 nov. 2020. Disponível em: <https://exame.com/economia/brasil-e-nono-pais-mais-desigual-do-mundo-diz-ibge/>. Acesso em: 15 dez. 2022.

ENSINO de má qualidade acentua desigualdade e violência no país. Folha de S.Paulo, 22 set. 2018. Disponível em: <https://temas.folha.uol.com.br/e-agora-brasil-educacao/introducao/ensino-de-ma-qualidade-acentua-desigualdade-e-violencia-no-pais.shtml.> Acesso em: 15 dez. 2022.

FANZINE. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2021. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/fanzine> Acesso em: 15 dez. 2022.

HOMERO. Odisseia. São Paulo: Cultrix, 2006. 296 p.

IBGE mede o problema nacional da evasão escolar. G1, 15 jul. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/07/15/ibge-mede-o-problema-nacional-da-evasao-escolar.ghtml>. Acesso em: 15 dez. 2022.

“PAULO Freire defendia uma educação emancipatória” explica especialista na obra do pedagogo. Adufmat, 15 out. 2018. Disponível em: <https://www.adufmat.org.br/portal/index.php/comunicacao/jornal-adufmat/item/3467-paulo-freire-defendia-uma-educacao-emancipatoria-explica-especialista-na-obra-do-pedagogo.> Acesso em: Acesso em: 15 dez. 2022.

PRO Dia Nascer Feliz. Direção: João Jardim. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2007. 1 DVD (88 min.).

QUEIRÓS, Eça de. O Primo Basílio. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2004.

RABELO, J. J. A precarização do trabalho docente e os motivos do adoecimento do professor da educação básica: uma visão crítica. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

VIVO. 80% dos docentes da educação básica brasileira são mulheres. 2018. Disponível em: <https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/80-dos-docentes-da-educacao-basica-brasileira-sao-mulheres/#:~:text=A%20percep%C3%A7%C3%A3o%20foi%20confirmada%20no,brasileira%20s%C3%A3o%20do%20sexo%20feminino.> Acesso em: 15 dez. 2022.

WESTIN, R. Racismo estrutural mantém negros e indígenas à margem da sociedade. Agência Senado, 2020. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/01/racismo-em-pauta-2014-racismo-estrutural-mantem-negros-e-indigenas-a-margem-da-sociedade>. Acesso em: 15 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

DUTRA, Rodrigo Marciel Soares. RESENHA: NÃO É PARA TODOS QUE O DIA NASCE FELIZ. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 443–451, 2024. DOI: 10.20873/rtg.v13i29.16923. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16923. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)