O USO DA PLATAFORMA MAPCHART NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.19633Palavras-chave:
MapChart, Geografia, Ensino Fundamental, BNCC, CartografiaResumo
Este artigo investiga o potencial de uso da plataforma MapChart como ferramenta didática no ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, conforme as diretrizes da BNCC. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou a usabilidade do MapChart em suas versões web e móvel, explorando sua capacidade de criar mapas personalizados para o desenvolvimento de habilidades cartográficas e analíticas nos alunos. O estudo obtido que a ferramenta permite a criação de mapas interativos que facilitam a análise espacial, ou que podem ser explorados pelos professores em atividades práticas. Foram testados diferentes cenários de uso, tanto em ambientes com internet 4G quanto Wi-Fi, demonstrando que a plataforma é estável e eficiente. O MapChart mostrou-se adequado para o trabalho com mapas simples em dispositivos móveis e mais detalhados na versão web, destacando-se como um recurso acessível e alinhado às competências da BNCC.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.
ALMEIDA, R. D. Tecnologias no ensino de Geografia: o uso de SIG nas escolas. São Paulo: Editora XYZ, 2020.
MEDEIROS, Ravena Valcácer de; NASCIMENTO NETO, Manuel Pereira do; AZEVEDO, Francisco Fransualdo de; BUENO, Miriam Aparecida. A Cartografia Escolar e os caminhos para a construção do pensamento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 13, n. 23, p. 05-27, 2023. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1314
MAPCHART. MapChart: create your own custom map. Disponível em: https://www.mapchart.net/. Acesso em: 17 janeiro. 2024.
DAPPER, Vanderson Rafael Muller; HAYAKAWA, Ericson Hideki; LINDINO, Terezinha Correa. O histórico da presença da linguagem cartográfica nos currículos escolares brasileiros dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Signos Geográficos, v. 5, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v5.74111
ALVES, Daniel Cardoso. A alfabetização cartográfica na sua relação com o letramento e a cultura digital. Revista de Geografia, v. 37, n. 2, p. 219, 2020. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.243968
SILVA, Iolando Castro; PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. BNCC: O ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. Revista da ANPEGE, v. 16, n. 30, p. 39-54, 2020. DOI: https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.12706
SILVA, S. & LEÃO, V. A geografia na formação dos professores: tempos e espaços nos cursos de pedagogia. Geousp Espaço E Tempo (Online), São Paulo-SP, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.142029. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.142029
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008. 204 p.
DANTAS, D., CRISTOVAM, F., ARAÚJO, M., BRANDÃO, I., SANTANA, A., e Pê, S. (2020). O descompasso da sala de aula e as tecnologias digitais. Research Society and Development. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10416
Nova Escola. BNCC na prática: Tudo que você precisa saber sobre Geografia. Fundação Leman. São Paulo, 2018.
TREVISAN, R. Entenda as cinco unidades temáticas de Geografia. Nova Escola, Cap. 2, 2018, p.05.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tocantinense de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.