O USO DA PLATAFORMA MAPCHART NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.19633

Palavras-chave:

MapChart, Geografia, Ensino Fundamental, BNCC, Cartografia

Resumo

Este artigo investiga o potencial de uso da plataforma MapChart como ferramenta didática no ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, conforme as diretrizes da BNCC. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou a usabilidade do MapChart em suas versões web e móvel, explorando sua capacidade de criar mapas personalizados para o desenvolvimento de habilidades cartográficas e analíticas nos alunos. O estudo obtido que a ferramenta permite a criação de mapas interativos que facilitam a análise espacial, ou que podem ser explorados pelos professores em atividades práticas. Foram testados diferentes cenários de uso, tanto em ambientes com internet 4G quanto Wi-Fi, demonstrando que a plataforma é estável e eficiente. O MapChart mostrou-se adequado para o trabalho com mapas simples em dispositivos móveis e mais detalhados na versão web, destacando-se como um recurso acessível e alinhado às competências da BNCC.

Biografia do Autor

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

Gutemberg Farias de Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2017 - 2020) e pós-graduado em Ensino de Geografia pela UFNT (2021 - 2022). Além disso, possui formação como Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Tocantins (2019 - 2020). Durante a trajetória acadêmica na UFT, concentrou suas pesquisas nas áreas de ensino de Geografia e educação ambiental, participando ativamente dos programas de iniciação científica (PIBIC) e do Programa Residência Pedagógica. Atualmente, é servidor público da prefeitura de Palmas-TO e está se dedicando ao mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Acredita no poder transformador da educação e é apaixonado pelo ensino, buscando integrar a tecnologia como ferramenta inovadora no processo educacional. 

Breno Ferreira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com conclusão no período de 2017.2 a 2021.1. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, no Campus Porto Nacional, com dissertação voltada ao ensino de Climatologia. Especialista em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no Campus Araguaína. Possui também formação técnica em Informática pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), concluída entre 2019 e 2020. Atua nas áreas de Geografia Humana, Ensino de Geografia e Climatologia, com interesse em metodologias ativas de ensino, tecnologias aplicadas à educação e questões socioambientais. Possui experiência em pesquisa acadêmica, elaboração de projetos educacionais e utilização de ferramentas tecnológicas para ensino e análise geográfica.

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Publicado

2025-05-18

Como Citar

BISPO, Marcileia Oliveira; ALENCAR, Gutemberg Farias de; SILVA, Breno Ferreira da. O USO DA PLATAFORMA MAPCHART NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 45–58, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i33.19633. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19633. Acesso em: 1 jun. 2025.