The use of the Mapchart platform in Geography teaching in the final years of elementary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i33.19633

Keywords:

MapChart, Geography, Elementary Education, BNCC, Cartography

Abstract

This article investigates the potential use of the MapChart platform as a teaching tool in Geography education for the final years of elementary school, in accordance with BNCC guidelines. The qualitative research analyzed the usability of MapChart in both its web and mobile versions, exploring its ability to create customized maps for the development of students' cartographic and analytical skills. The study found that the tool allows for the creation of interactive maps that facilitate spatial analysis, which can be utilized by teachers in practical activities. Different usage scenarios were tested, both in environments with 4G internet and Wi-Fi, demonstrating that the platform is stable and efficient. MapChart proved to be suitable for working with simple maps on mobile devices and more detailed ones on the web version, standing out as an accessible resource aligned with BNCC competencies.

Author Biographies

Marcileia Oliveira Bispo, Federal University of Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

Gutemberg Farias de Alencar, Federal University of Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2017 - 2020) e pós-graduado em Geografia pela UFNT (2021 - 2022). Além disso, possui formação como Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Tocantins (2019 – 2020). Durante sua trajetória acadêmica na UFT, concentrou suas pesquisas nas áreas de Geografia e educação ambiental, participando ativamente de dois programas de iniciação científica (PIBIC) e do Programa de Residência Pedagógica. Atualmente, o servidor público da prefeitura de Palmas-TO dedica-se ao Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional. Isso comprova que a educação não tem poder transformador e está voltada para a educação, buscando integrar a tecnologia como ferramenta inovadora no processo educacional.

Breno Ferreira da Silva, Federal University of Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com conclusão no período de 2017.2 a 2021.1. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, Campus Porto Nacional, com dissertação voltada para o ensino de Climatologia. Especialista em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus Araguaína. Há também a formação técnica em Informática pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), concluída entre 2019 e 2020. Ela se dá nas áreas de Geografia Humana, Geografia e Formação em Climatologia, com interesse em metodologias ativas de ensino, tecnologias aplicadas à educação e questões socioambientais. Possui experiência em pesquisa acadêmica, desenvolvimento de projetos educacionais e utilização de ferramentas tecnológicas para ensino e análise geográfica.

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

ALMEIDA, R. D. Tecnologias no ensino de Geografia: o uso de SIG nas escolas. São Paulo: Editora XYZ, 2020.

MEDEIROS, Ravena Valcácer de; NASCIMENTO NETO, Manuel Pereira do; AZEVEDO, Francisco Fransualdo de; BUENO, Miriam Aparecida. A Cartografia Escolar e os caminhos para a construção do pensamento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 13, n. 23, p. 05-27, 2023. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1314

MAPCHART. MapChart: create your own custom map. Disponível em: https://www.mapchart.net/. Acesso em: 17 janeiro. 2024.

DAPPER, Vanderson Rafael Muller; HAYAKAWA, Ericson Hideki; LINDINO, Terezinha Correa. O histórico da presença da linguagem cartográfica nos currículos escolares brasileiros dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Signos Geográficos, v. 5, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v5.74111

ALVES, Daniel Cardoso. A alfabetização cartográfica na sua relação com o letramento e a cultura digital. Revista de Geografia, v. 37, n. 2, p. 219, 2020. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.243968

SILVA, Iolando Castro; PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. BNCC: O ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. Revista da ANPEGE, v. 16, n. 30, p. 39-54, 2020. DOI: https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.12706

SILVA, S. & LEÃO, V. A geografia na formação dos professores: tempos e espaços nos cursos de pedagogia. Geousp Espaço E Tempo (Online), São Paulo-SP, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.142029. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.142029

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008. 204 p.

DANTAS, D., CRISTOVAM, F., ARAÚJO, M., BRANDÃO, I., SANTANA, A., e Pê, S. (2020). O descompasso da sala de aula e as tecnologias digitais. Research Society and Development. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10416

Nova Escola. BNCC na prática: Tudo que você precisa saber sobre Geografia. Fundação Leman. São Paulo, 2018.

TREVISAN, R. Entenda as cinco unidades temáticas de Geografia. Nova Escola, Cap. 2, 2018, p.05.

Published

2025-05-18

How to Cite

BISPO, Marcileia Oliveira; ALENCAR, Gutemberg Farias de; SILVA, Breno Ferreira da. The use of the Mapchart platform in Geography teaching in the final years of elementary school. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 45–58, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i33.19633. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19633. Acesso em: 2 jun. 2025.