AMBIENTE URBANO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

uma perspectiva perceptiva com educadores em Palmas (TO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.19854

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Educação ambiental crítica, Problemas ambientais urbanos, Educação básica

Resumo

A percepção ambiental possibilita a compreensão da relação entre sujeitos e seu mundo vivido, por meio da subjetividade. Como a percepção interfere nas condutas e decisões em relação ao ambiente, poderá auxiliar no planejamento da educação ambiental, formando um ciclo de mútua influência. Com base nessa premissa, este artigo tem como propósito estudar a percepção de professores da educação básica em relação ao ambiente (e seus problemas) na área noroeste (ARNOs) de Palmas (TO), bem como sua perspectiva sobre a educação ambiental praticada na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, instituição onde o grupo de sujeitos leciona. A coleta de dados foi realizada com um roteiro estruturado de entrevista, construído a partir de essências apuradas pelo método fenomenológico em fase anterior da investigação. Os resultados indicam que os sujeitos compartilham uma visão relativamente integrada do ambiente, ainda que privilegiem uma visão antropocêntrica. Também percebem problemas ambientais nas ARNOs, o que requer uma série de cuidados, a partir da responsabilidade de diferentes agentes. Já a educação ambiental é concebida por um viés tradicional e comportamental, constituindo-se como prática marginal no ensino. Contudo, é possível que seja aperfeiçoada por meio da percepção dos próprios professores e do fortalecimento de abordagens críticas.

Biografia do Autor

Nascimento Marques de Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura (2003) e Bacharelado (2006) em Geografia, Especialização (2008) em Educação Ambiental, Mestrado (2010) em Ciências do Ambiente e Mestrado (2023) em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Professor P-IV Geografia da rede municipal de educação de Palmas (TO) e com lotação atual na Escola Municipal Jorge Amado. Desenvolve pesquisa na área de Geografia, com ênfase na educação ambiental, percepção ambiental e problemas ambientai urbanos. 

Lucas Barbosa e Souza, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel (1999) e licenciado (2000) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre (2003) e doutor (2006) em Geografia (Análise da Informação Espacial) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Rio Claro. Pós-doutorado (2018) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Titular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (ingresso em 2004), onde atua junto ao Curso de Geografia (Campus de Porto Nacional) e aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Campus de Porto Nacional) e em Ciências do Ambiente (Campus de Palmas). Desenvolve pesquisas nas áreas de climatologia geográfica e percepção ambiental. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

MIRANDA, Nascimento Marques de; SOUZA, Lucas Barbosa e. AMBIENTE URBANO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma perspectiva perceptiva com educadores em Palmas (TO). Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 278–310, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i34.19854. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19854. Acesso em: 17 dez. 2025.