AMBIENTE URBANO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
uma perspectiva perceptiva com educadores em Palmas (TO)
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.19854Schlagworte:
Percepção ambiental, Educação ambiental crítica, Problemas ambientais urbanos, Educação básicaAbstract
A percepção ambiental possibilita a compreensão da relação entre sujeitos e seu mundo vivido, por meio da subjetividade. Como a percepção interfere nas condutas e decisões em relação ao ambiente, poderá auxiliar no planejamento da educação ambiental, formando um ciclo de mútua influência. Com base nessa premissa, este artigo tem como propósito estudar a percepção de professores da educação básica em relação ao ambiente (e seus problemas) na área noroeste (ARNOs) de Palmas (TO), bem como sua perspectiva sobre a educação ambiental praticada na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, instituição onde o grupo de sujeitos leciona. A coleta de dados foi realizada com um roteiro estruturado de entrevista, construído a partir de essências apuradas pelo método fenomenológico em fase anterior da investigação. Os resultados indicam que os sujeitos compartilham uma visão relativamente integrada do ambiente, ainda que privilegiem uma visão antropocêntrica. Também percebem problemas ambientais nas ARNOs, o que requer uma série de cuidados, a partir da responsabilidade de diferentes agentes. Já a educação ambiental é concebida por um viés tradicional e comportamental, constituindo-se como prática marginal no ensino. Contudo, é possível que seja aperfeiçoada por meio da percepção dos próprios professores e do fortalecimento de abordagens críticas.
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