DEMOCRACIA DE ACESSO AOS ESPAÇOS URBANOS DE BRASÍLIA
UM DESAFIO SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p53-76Palavras-chave:
Brasília, Democracia, AcessoResumo
Brasília é uma metrópole que apresenta diversos problemas de segregação social principalmente por motivos econômicos, o que acabar por inibir o acesso da população com menor poder aquisitivo a todos os espaços da cidade. Essa condição se faz presente desde a construção da Capital Federal, e tem consequências graves nos dias atuais. Porém, mesmo carregando este traço de segregação social e conflito entre as classes sociais, acentuando-se ainda mais por fatores espaciais, existe outro lado de Brasília que vem se estruturando em uma conjuntura mais otimista do que aquela onde a segregação socioeconômica e a especulação imobiliária impunham regras aos seus moradores. Mesmo com os problemas existentes, principalmente de ordem socioeconômica, Brasília apresenta características de inclusão, onde é possível refletir e repensar o uso e ocupação dos espaços públicos. A partir daí, uma nova ocupação dos espaços da Capital vem ganhando voz.
Referências
FARRET, Ricardo Libanez. O estado, a questão territorial e as bases da implantação de Brasília. In: PAVIANI, Aldo (Org.). Brasília, ideologia e realidade: espaço urbano em questão. 2 ed., Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da. 4a ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
SCHLEE, Andrey. Narrativas Históricas e Culturais de Brasília. In: SABÓIA, Luciana; DERNTL, Maria Fernanda (Orgs.). Brasília 50 + 50: cidade e projeto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.