DEMOCRACIA DE ACESSO AOS ESPAÇOS URBANOS DE BRASÍLIA
UM DESAFIO SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p53-76Mots-clés :
Brasília, Democracia, AcessoRésumé
Brasília é uma metrópole que apresenta diversos problemas de segregação social principalmente por motivos econômicos, o que acabar por inibir o acesso da população com menor poder aquisitivo a todos os espaços da cidade. Essa condição se faz presente desde a construção da Capital Federal, e tem consequências graves nos dias atuais. Porém, mesmo carregando este traço de segregação social e conflito entre as classes sociais, acentuando-se ainda mais por fatores espaciais, existe outro lado de Brasília que vem se estruturando em uma conjuntura mais otimista do que aquela onde a segregação socioeconômica e a especulação imobiliária impunham regras aos seus moradores. Mesmo com os problemas existentes, principalmente de ordem socioeconômica, Brasília apresenta características de inclusão, onde é possível refletir e repensar o uso e ocupação dos espaços públicos. A partir daí, uma nova ocupação dos espaços da Capital vem ganhando voz.
Références
FARRET, Ricardo Libanez. O estado, a questão territorial e as bases da implantação de Brasília. In: PAVIANI, Aldo (Org.). Brasília, ideologia e realidade: espaço urbano em questão. 2 ed., Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da. 4a ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
SCHLEE, Andrey. Narrativas Históricas e Culturais de Brasília. In: SABÓIA, Luciana; DERNTL, Maria Fernanda (Orgs.). Brasília 50 + 50: cidade e projeto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.