ENTRE A NORMA E A REALIDADE

a percepção de estudantes sobre o bullying em uma escola no norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.20078

Palavras-chave:

Bullying, Violência escolar, Prevenção.

Resumo

O bullying, entendido como violência sistemática marcada por ações intencionais, repetitivas e desiguais em termos de poder entre agressores e vítimas, constitui um dos mais sérios desafios no ambiente escolar contemporâneo, tanto em sua forma presencial quanto digital (cyberbullying). No contexto escolar, afeta crianças e adolescentes, prejudicando o seu desenvolvimento emocional, social e acadêmico. Com os avanços tecnológicos, o cyberbullying ampliou os limites dessa prática, gerando preocupações adicionais. Este estudo, realizado numa escola no Norte do Estado de Minas Gerais, busca diagnosticar a ocorrência e os impactos do bullying, analisando aspetos como segurança, tipos de agressões, reações dos estudantes e desafios de integração. Por meio de questionários aplicados, foi possível identificar tendências, como a predominância do bullying verbal e social, além da visão crítica dos estudantes sobre a atuação da escola face a este problema. Os resultados destacam a importância de estratégias que promovam um ambiente acolhedor, seguro e respeitoso, com intervenções planejadas voltadas à inclusão e harmonia entre os estudantes.

Biografia do Autor

Jheimisson Ferreira de Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Tecnologia em Gestão Pública pela UNIMONTES e em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua nas áreas de Engenharia Civil, Gestão Pública e Planejamento Urbano, com experiência em mobilidade urbana, habitação, fragmentação socioespacial e produção do espaço em cidades médias. Desenvolve pesquisas voltadas à segregação socioespacial, às políticas públicas e à mobilidade urbana, com ênfase nas dinâmicas das periferias urbanas.

Lérica Maria Mendes Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGEO da Universidade Estadual de Montes Claros (2017).Pós Graduada em Formação Docente para a Cultura Digital (2025). Pós Graduada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros(2011). Foi bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo a Docência/PIBID/UNIMONTES/CAPES(2010-2011), e Voluntária de Iniciação Cientifica-ICV(2010-2011). Integrou a Comissão Multidisciplinar da UAB-UNIMONTES. Atuou na Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNIMONTES. Atuou na equipe proponente do Programa Novos Talentos/UNIMONTES/CAPES. Atuou na Equipe proponente do Programa Prodocência/UNIMONTES/CAPES. Atuou na equipe do Programa PIBID e Residência Pedagógica UNIMONTES/CAPES. Foi bolsista como professora Formadora UAB-UNIMONTES. Atuou como Professora Formadora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- IFNMG. Atuou como professora Orientadora de TCC na UAB-UNIMONTES. Colaboradora Voluntária do Projeto Educ@r - Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação (2020-2025). Colaboradora Voluntária do Projeto LED- Laboratório de Educação Digital, Colaboradora Voluntária do Projeto Web Guardiãs e bolsista do Projeto Robótica para Todos: Inclusão e Educação Tecnológica.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. MBA em Gestão Pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Têm experiências nas áreas: Geografia Escolar, Formação de Professores e Geografia Cultural. Foi diretor acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor de periódicos da Faculdade Prisma. Foi Coordenador Geral da Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. É Professor efetivo da UNIMONTES atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado acadêmico) em Geografia e do Programa de Pós-Graduação Profissional (nível mestrado) em Rede em Processos e Tecnologias Educacionais. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG e na UNIMONTES, desenvolvendo trabalhos nos sub-ramos/áreas da geografia anteriormente mencionados com apoio da CAPES e da FAPEMIG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais - LEGIDEPE, vinculado do diretório do CNPq. Ex-coordenador do Programa de Extensão Biotemas. Membro do Cursinho Popular Darcy Ribeiro. Atuante nas atividades da UAB Unimontes. Professor Orientador do Programa Residência Pedagógica em Geografia (PRP). Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Unimontes). Editor Adjunto da Revista Ciranda. Membro de conselho editorial e científico de vários periódicos. Docente de Geografia com ampla experiência na educação básica (pública e privada), em cursos pré-vestibulares e técnicos.

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, ORCID https://orcid.org/0000-0003-4304-8824 .Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO UNIMONTES, Bienio 2025 - 2026, esteve como coordenador adjunto do PPGEO no ano de 2024. Esteve como Pró-Reitor Adjunto de Pós Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros entre 2019 à 2023 e também, Chefe do Departamento de Geociências na mesma universidade entre Fevereiro de 2018 a Março de 2019. Esteve como Coordenador didático do curso de Geografia ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB - no CEAD - Centro de Educação a distância locado no campus sede da Unimontes e demais polos de 2018 à Setembro de 2025.É Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi bolsista Capes nível de Doutorado fazendo parte do Grupo de pesquisa Espaços Metropolitanos. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Graduado no curso de Licenciatura (2008) e Bacharelado (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. Foi Bolsista de iniciação científica do Cnpq (2007-2008). Representante da comissão de eventos da AGB Seção Local de Presidente Prudente-SP. Além disso, também é participante das discussões do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais) e parecerista da Revista Geografia em Atos da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP do Departamento de Geografia e também do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Ministrou disciplinas na área de Ensino de Geografia, Fundamentos e Teorias do Ensino de Geografia, Educação ambiental e Metodologia aplicada a pesquisa científica na Uninorte - Faculdade Norte Paranaense em Londrina - PR. Orientando trabalhos científicos de conclusão de curso nas áreas que coadunam as questões espaciais e ambientais no que concerne o Ensino de Geografia e o Meio Ambiente no curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto efetivo no Departamento de Geociências no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - MG, membro efetivo do Programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado - PPGEO da Unimontes. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Ensino de Geografia e Teoria e Método em Geografia, atuando nos seguintes temas: Cidades, Espaço Livre público, Dinâmica Territorial Local e Regional, Organização do espaço, áreas metropolitanas e Ensino de Geografia na contemporaneidade.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

OLIVA, Jheimisson Ferreira de; VELOSO, Lérica Maria Mendes; ALVES, Rahyan de Carvalho; BORTOLO, Carlos Alexandre de. ENTRE A NORMA E A REALIDADE: a percepção de estudantes sobre o bullying em uma escola no norte de Minas Gerais. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 346–378, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i34.20078. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/20078. Acesso em: 17 dez. 2025.