ENTRE A NORMA E A REALIDADE
a percepção de estudantes sobre o bullying em uma escola no norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.20078Palavras-chave:
Bullying, Violência escolar, Prevenção.Resumo
O bullying, entendido como violência sistemática marcada por ações intencionais, repetitivas e desiguais em termos de poder entre agressores e vítimas, constitui um dos mais sérios desafios no ambiente escolar contemporâneo, tanto em sua forma presencial quanto digital (cyberbullying). No contexto escolar, afeta crianças e adolescentes, prejudicando o seu desenvolvimento emocional, social e acadêmico. Com os avanços tecnológicos, o cyberbullying ampliou os limites dessa prática, gerando preocupações adicionais. Este estudo, realizado numa escola no Norte do Estado de Minas Gerais, busca diagnosticar a ocorrência e os impactos do bullying, analisando aspetos como segurança, tipos de agressões, reações dos estudantes e desafios de integração. Por meio de questionários aplicados, foi possível identificar tendências, como a predominância do bullying verbal e social, além da visão crítica dos estudantes sobre a atuação da escola face a este problema. Os resultados destacam a importância de estratégias que promovam um ambiente acolhedor, seguro e respeitoso, com intervenções planejadas voltadas à inclusão e harmonia entre os estudantes.
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