USOS DO TERRITÓRIO EM PARAGOMINAS (PA)

ESPAÇO GEOGRÁFICO E CLASSES SOCIAIS

Autores

  • Daniel Araújo Sombra Soares Universidade Federal do Pará - Núcleo de Meio Ambiente - Geógrafo
  • Alegria dos Santos Leite Universidade Federal do Pará - Programa de Pós Graduação em Economia - Doutoranda em Economia
  • Mateus Monteiro Lobato Universidade Estadual Paulista - Programa de Pós Graduação em Geografia - Doutorando em Geografia
  • Carlos Jorge Nogueira de Castro Universidade do Estado do Pará - Campus de Igarapé Açu (PA) - Professor de Geografia
  • Daniel Araújo Sombra Soares Universidade Federal do Pará
  • Alegria dos Santos Leite Universidade Federal do Pará
  • Mateus Monteiro Lobato
  • Carlos Jorge Nogueira de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p01-28

Palavras-chave:

Usos do território, classes sociais, Paragominas

Resumo

Este artigo propõe uma análise dos usos do território no município de Paragominas, descrevendo-os sem descuidar da análise das contradições econômicas e sociais, a um só tempo, motrizes e produtos da espacialização desigual que caracteriza o município. Trata-se de contrastar os dados coletados em trabalho de campo com os dados econômicos e geográficos disponibilizados pelas instituições oficiais para realizar uma síntese geográfica de Paragominas, nesse momento da totalidade-mundo.

http://dx.doi.org/10.22241/2317-9430/rtg.v5n8p1-28

Biografia do Autor

Daniel Araújo Sombra Soares, Universidade Federal do Pará - Núcleo de Meio Ambiente - Geógrafo

Geógrafo, bacharel e licenciado pleno em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (POSGEO-UFF). Geógrafo do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA-UFPA) Pesquisador pelos grupos: Partnerships for International Research and Education (PIRE-Michigan State University), Núcleo de Estudos sobre Regionalização (NUREG-UFF) e Grupo Acadêmico de Produção do Território Meio Ambiente Amazônia
(GAPTA-UFPA). E-mail: danielsombra9@gmail.com; dsombra@ufpa.br

Alegria dos Santos Leite, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós Graduação em Economia - Doutoranda em Economia

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharela em Administração com Ênfase em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Bacharela em Administração com Ênfase em Gestão Empresarial pela Universidade da Amazônia (Unama). Mestra em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (PPGE-UFPA). Doutornda em em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (PPGE-UFPA). Pesquisadora pelo grupo:  Partnerships for International Research and Education (PIRE-Michigan State University). E-mail: alegria1717@yahoo.com.br

Mateus Monteiro Lobato, Universidade Estadual Paulista - Programa de Pós Graduação em Geografia - Doutorando em Geografia

Geógrafo, bacharel e licenciado pleno em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em
Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA). Docente na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). E-mail: mateusmonteirolobato@gmail.com

Carlos Jorge Nogueira de Castro, Universidade do Estado do Pará - Campus de Igarapé Açu (PA) - Professor de Geografia

Geógrafo, bacharel e licenciado pleno em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em
Geografia (PPGEO-UFPA), com especialização em Geoprocessamento e Ordenamento Territorial. Docente na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador pelos grupos: Geoprocessamento, Cartografia e Agrária (GEOCARTA-UEPA) e Grupo Acadêmico de Produção do Território Meio Ambiente Amazônia (GAPTAUFPA). E-mail: carlosjorge319@gmail.com.

Daniel Araújo Sombra Soares, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2017-2021). Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2014-2016). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2009-2013), com graduação sanduíche pela Michigan State University (2012-2012). Foi consultor de pesquisa internacional da Michigan State University (2014-2016), professor de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Terra Alta-PA (2016-2016), e professor substituto da Universidade do Estado do Pará (2017-2019). Desde 2016 é Geógrafo da Universidade Federal do Pará e pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente, onde coordena o Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), e atua como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM) e professor do Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA). Atualmente é Coordenador de Relações Sociais na Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS) da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA). Desde 2019 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Possui experiência de pesquisa e extensão nos seguintes temas: zoneamento econômico-ecológico; zoneamento agroecológico; regionalização; análise ambiental; gestão e governança ambiental; conflitos socioambientais; bacias hidrográficas e recursos hídricos; cartografia participativa; e geotecnologias.

Alegria dos Santos Leite, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Desenvolvimento econômico, território e meio ambiente pelo Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará, mestre em Economia e Desenvolvimento Regional pelo PPGE-UFPA, Graduação em ECONOMIA pela UFPA (2014), com graduação sanduíche pela Michigan State University (2012), Lansing-MI, EUA. Graduada em Administração com ênfase em Gestão Empresarial pela UNAMA (2008), graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2011). Pesquisadora no Instituto Tecnológico da Vale (ITV) e do Grupo de Estudos Socioeconômicos do Projeto PIRE: Sustainability, Ecosystem Services, and Bioenergy Development across the Americas, estando sob a coordenação dos professores Rodrigo G. Pinto (MSU/EUA) e Theresa Selfa (SUNY/EUA). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão empresarial, gestão pública, gestão de custos, bioenergia e economia mineral.

Mateus Monteiro Lobato

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - campus de Presidente Prudente (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, migração, estado, capitalismo, fronteira e cartografia.

Carlos Jorge Nogueira de Castro, Universidade Federal do Pará

Professor Efetivo de Cartografia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Geógrafo - Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), na Área de Concentração: Organização e Gestão do Território, atuando na linha de pesquisa Dinâmicas da Paisagem na Amazônia; pelo Programa de Pós-Graduação que está vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador ? Líder do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM), vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com Pesquisas nas Áreas de Transporte (Urbano e Rural), Cartografia (Analógica e Digital), Planejamento e Gestão. Pesquisador-Assistente junto ao Grupo: Ordenamento Territorial, Espaço Urbano e Violência na Amazônia Vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com pesquisa nas áreas de: Dinâmica do Território e as transformações no espaço nas áreas dos projetos mínero-metalúrgicos e infra-estruturais e Ordenamento Territorial, Relações de poder e Violência na Grande Belém. Membro da Equipe Editorial do periódico InterEspaço ? Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, atuando como Revisor Cartográfico. Em 2021, a pesquisa intitulada: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CASTANHAL E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM GEOGRAFIA, sob sua orientação foi diplomada ao Mérito Científico ao Prêmio Prof. Benedito Nunes Ciências Humanas Sociais, Letras e Artes, pela Universidade do Estado do Pará, em acordo com PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (DOE-PA, n° 34.441, publicado em 21 de janeiro de 2021).  

Referências

ALMEIDA, Oriana Trindade de; UHL, Christopher. Planejamento do uso do solo do município de Paragominas. Belém: IMAZON, 1998.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

VERGOPOULOS, Kostas. “Capitalismo disforme: o caso da agricultura no capitalismo”. In: AMIN, Samir; VERGOPOULOS, Kostas. A questão agrária e o capitalismo. 2 Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 41-170.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

SOARES, Daniel Araújo Sombra; LEITE, Alegria dos Santos; LOBATO, Mateus Monteiro; CASTRO, Carlos Jorge Nogueira de; SOARES, Daniel Araújo Sombra; LEITE, Alegria dos Santos; LOBATO, Mateus Monteiro; CASTRO, Carlos Jorge Nogueira de. USOS DO TERRITÓRIO EM PARAGOMINAS (PA): ESPAÇO GEOGRÁFICO E CLASSES SOCIAIS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 01–28, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n8p01-28. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/2248. Acesso em: 19 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)