EXPRESSÕES E SIGNIFICADOS DA CENTRALIDADE DO SETOR VAREJISTA EM IMPERATRIZ-MA

reflexões a partir do segmento de confecções do calçadão

Autores

  • Lucas Ribeiro da Silva UEMA
  • Jailson de Macedo Sousa, Dr. UEMA

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p88-104

Palavras-chave:

Centralidade Econômica, Comércio Varejista, Calçadão, Imperatriz.

Resumo

Este artigo buscou refletir compreender as expressões e significados da centralidade econômica desempenhada pelo comércio varejista da cidade de Imperatriz. Elegemos como recorte espacial, o Calçadão que é uma área tradicional deste segmento, já que concentra a maior quantidade de estabelecimentos ligados ao setor varejista. Procuramos refletir sobre os aspectos históricos da urbanização brasileira e seus desdobramentos na região Amazônica, contextualizando alguns elementos do processo de urbanização de Imperatriz. Buscamos relacionar as formas de comércio encontradas no Calçadão com a formação de centralidade conduzida pelo setor terciário, para então caracterizar a sua importância regional em virtude do grande número de pessoas oriundas de outros municípios circunvizinhos e até mesmo outros estados, como é o caso da regiões Sudeste do estado Pará e do extremo norte do estado do Tocantins, que vêm em busca de produtos ligados ao segmento de confecções. Como estratégias metodológicas, as opções adotadas para o desenvolvimento deste estudo se pautaram na abordagem qualitativa e ainda no uso método dialético, por entendermos que a cidade se apresenta como um espaço dinâmico que é construída por distintos sujeitos que apresentam diferentes interesses. Também fizemos o uso da técnica de entrevistas. Estes instrumentos foram amparados nas contribuições metodológicas fornecidas por Gil (2010) e Lakatos & Marconi (2003).

Biografia do Autor

Lucas Ribeiro da Silva, UEMA

Graduado em Geografia através da Universidade Estadual do Maranhão/Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – UEMA/CESI.

Jailson de Macedo Sousa, Dr., UEMA

Professor Adjunto I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – PPGEO/UFU, com tese intitulada: “Enredos da recente dinâmica da rede urbana no sul do Maranhão: uma reflexão a partir da influência de grandes projetos econômicos”

Referências

PEREIRA, Ana Paula Camilo; LAMOSO, Lisandra Pereira. O comércio varejista na cidade de Dourados-MS. Geografia, 2005.

SOUSA, Jailson de Macedo. Aspectos históricos da urbanização de Imperatriz. In: _____ A cidade na região e a região na cidade: a dinâmica socioeconômica de Imperatriz e suas implicações na região Tocantina. Imperatriz, MA: Ética, 2009.

WHITACKER, Arthur Magon. Reestruturação urbana e centralidade em São José do Rio Preto. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente, 2003.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

SILVA, Lucas Ribeiro da; SOUSA, Jailson de Macedo. EXPRESSÕES E SIGNIFICADOS DA CENTRALIDADE DO SETOR VAREJISTA EM IMPERATRIZ-MA: reflexões a partir do segmento de confecções do calçadão. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 88–104, 2017. DOI: 10.20873/rtg.v6n9p88-104. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/3393. Acesso em: 19 jan. 2025.