ANÁLISE COMPARATIVA DE FITOFISIONOMIAS EM ÁREAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO SÃO LAMBERTO E DO RIO VACARIA, MINAS GERAIS – MG COM USO DE SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p139-156Palavras-chave:
Fitofisionomias, Unidades de paisagem, Sensoriamento remotoResumo
O monitoramento das Bacias Hidrográficas pode ser considerado como suporte na implementação de políticas para o planejamento e gestão dos recursos hídricos. O mapeamento de fitofisionomias e das unidades de paisagem permite compreender a dinâmica das Bacias e a respectiva integração dos elementos que a compõem. Inserido neste contexto, as técnicas de sensoriamento apresentam grande contribuição devido a possibilidade de obter dados espaciais e temporais de determinadas áreas, contribuindo de forma efetiva no gerenciamento de Bacias. Desta forma, a fim de atingir o objetivo proposto, a metodologiautilizadaneste trabalho baseou-se na reflectância de bandas isoladas das imagens de satélite e em índices de Vegetação. Constatou-se que as fitofisionomias estão situadas de forma fragmentada nas unidades de paisagem e ambas não apresentamum padrão de localização.As áreas de Cerrado compreendem as zonas de Chapadas nas duas Bacias Hidrográficas analisadas e as áreas de Floresta Estacional Decidual localiza-se em relevos de maior declividade da Bacia do Rio São Lamberto e no Fundo de Vales da Bacia do Rio Vacaria. Quanto a Mata Ciliar, esta acompanha todos os canais fluviais que perfazem as unidades de paisagem.
Referências
RIBEIRO, J. F; WALTER, B. M. T. As Principais Fitofisionomias do Bioma Cerrado. In: SANO, S. M; ALMEIDA, S. P; RIBEIRO, J. F. Ecologia e Flora. Brasília: EMBRAPA, 2008. v. 1, p. 152-212.
ROSA, Roberto.Introdução ao Sensoriamento Remoto. 7ª ed. Uberlândia: EDUFU, 2009.
STRAHLER, Arthur Newell. Quantitative Analysis of Watershad Geomorphology. New Halen: Transactions, American Geophysical Union. vol.38, n.6, 1957.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.