ANÁLISE COMPARATIVA DE FITOFISIONOMIAS EM ÁREAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO SÃO LAMBERTO E DO RIO VACARIA, MINAS GERAIS – MG COM USO DE SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p139-156Keywords:
Fitofisionomias, Unidades de paisagem, Sensoriamento remotoAbstract
O monitoramento das Bacias Hidrográficas pode ser considerado como suporte na implementação de políticas para o planejamento e gestão dos recursos hídricos. O mapeamento de fitofisionomias e das unidades de paisagem permite compreender a dinâmica das Bacias e a respectiva integração dos elementos que a compõem. Inserido neste contexto, as técnicas de sensoriamento apresentam grande contribuição devido a possibilidade de obter dados espaciais e temporais de determinadas áreas, contribuindo de forma efetiva no gerenciamento de Bacias. Desta forma, a fim de atingir o objetivo proposto, a metodologiautilizadaneste trabalho baseou-se na reflectância de bandas isoladas das imagens de satélite e em índices de Vegetação. Constatou-se que as fitofisionomias estão situadas de forma fragmentada nas unidades de paisagem e ambas não apresentamum padrão de localização.As áreas de Cerrado compreendem as zonas de Chapadas nas duas Bacias Hidrográficas analisadas e as áreas de Floresta Estacional Decidual localiza-se em relevos de maior declividade da Bacia do Rio São Lamberto e no Fundo de Vales da Bacia do Rio Vacaria. Quanto a Mata Ciliar, esta acompanha todos os canais fluviais que perfazem as unidades de paisagem.
References
RIBEIRO, J. F; WALTER, B. M. T. As Principais Fitofisionomias do Bioma Cerrado. In: SANO, S. M; ALMEIDA, S. P; RIBEIRO, J. F. Ecologia e Flora. Brasília: EMBRAPA, 2008. v. 1, p. 152-212.
ROSA, Roberto.Introdução ao Sensoriamento Remoto. 7ª ed. Uberlândia: EDUFU, 2009.
STRAHLER, Arthur Newell. Quantitative Analysis of Watershad Geomorphology. New Halen: Transactions, American Geophysical Union. vol.38, n.6, 1957.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Tocantinense de Geografia does not remunerate any author for the publication of their texts. The contents of the texts published in this journal are the responsibility of the authors.