SERIA PALMAS UMA CIDADE CRIADA PARA DESORGANIZAR A ELITE AGRÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v2n2p60-72Palavras-chave:
Elite Agrária, TerritórioResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a criação da capital do Tocantins, Palmas, levando em consideração interesses políticos que estiveram presentes na busca pelo desmembramento do Norte Goiano. Tais lutas estiveram orientadas pelas elites agrárias que se estabeleceram na região e que criaram o Estado do Tocantins. Para nortear esta pesquisa utilizamos como metodologia Andrade (2001), Brito (2009), Carlos (2004), Cavalcante (2003) e Parente (2002), estruturando o trabalho sobre uma análise histórico/geográfica do território. A coleta de dados foi realizada por trabalho de campo realizado no Estado do Tocantins. Fazendo um recorte temporal, podemos dizer que a Rodovia Belém-Brasília foi uma artéria aberta para a ocupação da Região do Norte Goiano, bem como um fator de consolidação das elites agrárias, que passaram a lutar pela divisão do Estado do Tocantins. Nesta perspectiva, buscamos analisar questões pertinentes à construção de Palmas e à luta política da elite agrária tocantinense.
Referências
ANDRADE, Manuel Correa de. GeopolíticadoBrasil. Campinas-SP: Papirus. 2001. p. 7-13.
BARBOSA, Ycarim Melgaço. As políticas territoriais e a criação do estado do Tocantins. 1999. Tese (Doutorado em Geografia) -Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1999.
BRITO, Eliseu Pereira. O papel de Palmas -TO na rede de integração regional.2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) –Universidade Federal Grande Dourados, 2009.
BRITO, Eliseu Pereira. Do Canteiro de obras à cidade consolidada. Uma leitura sobre a formação do centro urbano de Palmas -Tocantins -e seu papel na rede urbana. In: Anais do X Simpub. Brasília: UNB, 2009.
BRITO, Eliseu Pereira. Planejamento, Especulação imobiliária e ocupação fragmentada em Palmas. Caminhos de Geografia. Revista on-line. Vol. 11, n. 34. Uberlândia: Instituto de Geografia, UFU, 2010.
BRITO, Eliseu Pereira. Planejamento, especulaçãoimobiliária e ocupação fragmentada em Palmas. In: Caminhos da Geografia. Revista on-line. Uberlândia: UFU, 2010.
CARLOS, Ana Fani A. O espaço Urbano: novos escritos sobre a cidade.São Paulo: Contexto, 2004. p. 20-40.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.