EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PERSPECTIVAS DA DIVERSIDADE RELACIONAL NO TERRITÓRIO A PARTIR DO ESTÁGIO INVESTIGATIVO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p68-89Resumo
Esse trabalho teve por objetivo descrever as experiências de estágio investigativo II, onde foram realizadas observações e desenvolvido um projeto voltado para educação antirracista na perspctiva relacional do território. Na primeira parte analisa-se as observações de 8 aulas na escola campo, procurando apontar as concepções de território trabalhadas pela professora regente. Na segunda parte, descreve-se o projeto desenvolvido com o objetivo de compreender as principais características do racismo na cultura brasileira e tematizar caminhos de valorização dos sujeitos negros para uma educação étnico-racial e antirracista a partir de elementos culturais africanos estudados através da culinária e vestimenta deste povo. Considera-se que a concepção de território presente na sala de aula ainda é muito restritivista, pois pouco desenvolve sua faceta relacional. Dessa forma, afirma-se a necessidade de discutir uma educação antiracista no ensino de geografia, sustentada em concepções relacionais do território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.