EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PERSPECTIVAS DA DIVERSIDADE RELACIONAL NO TERRITÓRIO A PARTIR DO ESTÁGIO INVESTIGATIVO
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p68-89Résumé
Esse trabalho teve por objetivo descrever as experiências de estágio investigativo II, onde foram realizadas observações e desenvolvido um projeto voltado para educação antirracista na perspctiva relacional do território. Na primeira parte analisa-se as observações de 8 aulas na escola campo, procurando apontar as concepções de território trabalhadas pela professora regente. Na segunda parte, descreve-se o projeto desenvolvido com o objetivo de compreender as principais características do racismo na cultura brasileira e tematizar caminhos de valorização dos sujeitos negros para uma educação étnico-racial e antirracista a partir de elementos culturais africanos estudados através da culinária e vestimenta deste povo. Considera-se que a concepção de território presente na sala de aula ainda é muito restritivista, pois pouco desenvolve sua faceta relacional. Dessa forma, afirma-se a necessidade de discutir uma educação antiracista no ensino de geografia, sustentada em concepções relacionais do território.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.