A (Des) organização regional na Ásia Central
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p15-30Palavras-chave:
Geografia Política, Região, Ásia CentralResumo
A Ásia Central possui uma diversidade cultural muito ampla, aprofundada e acentuada através de atalhas e domínios de grandes impérios e nações que ocuparam a área nos últimos séculos. Com o fim da bipolaridade mundial, em 1991, os países da Ásia Central que estiveram integrados a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de ora em diante precisavam organiza - se para se estabelecerem ao novo modelo econômico homogêneo no mundo. Com tudo, o modelo de organização territorial mandatório sobre qual a todos estes territórios estiveram ao longo do século XX, concebeu em seu curso contrastes, que ao final do período soviético, provocaram certos desequilíbrios que hoje produzem assimetrias inter e intra-regionais a Ásia Central. O objetivo deste artigo é apresentar algumas dessas dessemelhanças e entender como isso aflige a composição territorial centro - asiática.Downloads
Publicado
2018-11-22
Como Citar
DIAS, Jonathan Christian; GUERRA, Emerson Ferreira. A (Des) organização regional na Ásia Central. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 15–30, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n13p15-30. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/6100. Acesso em: 19 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.