A (Des) organização regional na Ásia Central
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p15-30Mots-clés :
Geografia Política, Região, Ásia CentralRésumé
A Ásia Central possui uma diversidade cultural muito ampla, aprofundada e acentuada através de atalhas e domínios de grandes impérios e nações que ocuparam a área nos últimos séculos. Com o fim da bipolaridade mundial, em 1991, os países da Ásia Central que estiveram integrados a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de ora em diante precisavam organiza - se para se estabelecerem ao novo modelo econômico homogêneo no mundo. Com tudo, o modelo de organização territorial mandatório sobre qual a todos estes territórios estiveram ao longo do século XX, concebeu em seu curso contrastes, que ao final do período soviético, provocaram certos desequilíbrios que hoje produzem assimetrias inter e intra-regionais a Ásia Central. O objetivo deste artigo é apresentar algumas dessas dessemelhanças e entender como isso aflige a composição territorial centro - asiática.Téléchargements
Publié-e
2018-11-22
Comment citer
DIAS, Jonathan Christian; GUERRA, Emerson Ferreira. A (Des) organização regional na Ásia Central. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 15–30, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n13p15-30. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/6100. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.