DESASTRES AMBIENTAIS:

ANÁLISE DE CASO NO BAIRRO GRANJEIRO, EM CRATO/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p54-63

Palavras-chave:

Desastres ambientais; Uso e ocupação do solo; Bairro Granjeiro.

Resumo

O trabalho enseja a análise dos impactos ambientais provenientes do processo de urbanização no bairro Granjeiro, em Crato/CE. Mediante a evidência de danos ambientais no local, esse estudo buscou diagnosticá-los sucintamente, assim como prever a ascensão de novos impactos. Para tanto, a pesquisa necessitou da realização de levantamentos bibliográfico e empírico. Nesse sentido, fez-se útil a leitura em uma gama de estudos pertinentes a essa abordagem. Quanto a empiria, foi desenvolvido a observação direta com a área em estudos e também foi aplicado entrevista com moradores locais no intuito de contribuir na identificação dos objetivos ora propostos. Os resultados finais mostram a veracidade quanto aos impactos ambientais vigentes no Granjeiro, e que em alguns casos influencia diretamente na dinâmica de bairros adjacentes. Observa-se ainda que isso se encontra em processo de intensificação dos danos, decorrentes de inúmeros fatores abordados ao longo desse trabalho. Assim, emerge a necessidade de uma reflexão quanto a esses detrimentos, bem como também requer ser pensado em possíveis alternativas. Com essa pesquisa, abre-se ainda para a possibilidade de uma abordagem ampla nesse sentido, isso porque essa questão ambiental é um problema encontrado em diversas partes do mundo, configurando-se como um fenômeno global.

Biografia do Autor

Cícero Antonio Jatanael da Silva Tavares, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, em 2018. Durante a Graduação, foi bolsista de monitoria na disciplina de Prática Curricular III: métodos e técnicas da pesquisa em Geografia - análise socioeconômica, em 2016; bolsista de estágio extracurricular do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Espaço Urbano e Cultura - LEPEUC, em 2017; bolsista de extensão com o projeto BRINCARTO: brincando e cartografando por um mundo que caiba nas mãos, em 2017 e 2018; e bolsista de extensão com o projeto Geozine: linguagem, metodologia e ensino em Geografia, em 2018. Membro do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Trabalhos em Geografia - GESTEGEO, desde 2017. Atualmente desenvolvendo pesquisas nas subáreas de Geografia Escolar e Geografia Urbana. 

Referências

FALCÃO, Márcia Teixeira. Impactos ambientais decorrentes da implantação de loteamento residencial particular em Boa Vista - Roraima. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009. Anais... Viçosa, 2009.

OLIVEIRA, João Cesar Abreu; ABREU, Roberto Cruz. Resgatando a História de uma Cidade Média: Crato Capital da Cultura. Revista Historiar, Sobral, v. 2, p. 244-262, 2010.

RODRIGUES, Eduardo Vitor; et al. A Pobreza e a Exclusão Social: Teorias, Conceitos e Políticas Sociais em Portugal. Revista da Faculdade de Letras: Sociologia, Porto, v. 9, p. 63-101, 1999.

SILVA, Alex José de Pádua. Análise da voçoroca na cabeceira do córrego da grota, no município de Joviânia – GO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007, 20 f.

SILVA, Weber Andrade de Girão e; LINHARES, Karina Vieiralves; CAMPOS, Alberto Alves (org.). Plano de Ação Nacional para a Conservação do Soldadinho-do-araripe. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, 2011.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

TAVARES, Cícero Antonio Jatanael da Silva. DESASTRES AMBIENTAIS:: ANÁLISE DE CASO NO BAIRRO GRANJEIRO, EM CRATO/CE. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 54–63, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n15p54-63. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/6949. Acesso em: 19 jan. 2025.