AS QUEIMADAS NO MUNICÍPIO DE GOIATINS-TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v3n4p22-34Palavras-chave:
Goiatins, Queimadas, Educação Ambiental, Sociedade.Resumo
A presente pesquisa tem como tema “As queimadas no município de Goiatins-TO”, justifica-se pela importância desta investigação para a redução de crime ambiental nessa região do cerrado, como também servir de subsidio para práticas de educação ambiental nas escolas e na sociedade. A pesquisa teve como objetivo analisar as queimadas neste Município uma vez que o que se percebe são as práticas culturais de queimadas as quais agravam em grau substancial ao meio ambiente urbano e rural, sobretudo de estiagem do ano compreendido entre junho a Setembro. O tipo de pesquisa é de campo com a utilização de entrevistas para coleta de dados dentre os membros da cidade (população da zona urbana e rural, indígena, religiosos, médicos, agricultores, como também autoridades dos órgãos NATURATINS E IBAMA). Teve como base de estudo uma pesquisa bibliográfica e também um estudo na Lei orgânica do município.
Referências
ALVES, Camila. Prevenção de queimadas tem verba 20% menor em 2013. Disponível em Acesso dia 06 de dezembro de 2013
ALVES, Guilherme de Lima. Efeitos das queimadas sobre o bem-estar das famílias no Tocantins: uma aplicação do método de avaliação contingente. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Palmas, 2010.
BRAGA, Gastão Nely Monte. Perda de Nutrientes pelas queimadas. Disponível em Acesso dia 03 de dezembro de 2013. BRASIL, 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. Da poluição e outros Crimes Ambientais.
DEUS, Joanice de. Fogo urbano: Ação na cidade causa maior prejuízo. Diário de Cuiabá. Edição nº 127884 11/08/2010.
DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 1 ed. 5 reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.