BOLSA FAMÍLIA
O impacto da transferência de renda para famílias da cidade de Eirunepé-AM
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p70-94Schlagworte:
Programa de transferência de renda, Perfil socioeconômico, Rendimentos e Despesas, Eirunepé-AMAbstract
O presente estudo faz uma análise do impacto da transferência condicionada de renda a famílias inseridas no Programa Bolsa Família, na cidade de Eirunepé-AM. O recorte correspondeu a um total de 5% de famílias atendidas pelo Programa em cada bairro da cidade. A análise tem caráter quantitativo e qualitativo. Realizamos uma caracterização socioeconômica das famílias, com questões relacionadas às principais fontes de renda, despesas, atividades produtivas e rendimentos. Além disso, realizamos também uma descrição da distribuição de famílias beneficiárias da cidade. A análise qualitativa descreve a importância do Bolsa Família na percepção dos próprios beneficiários. Nossos dados indicam que o valor monetário do Programa é empregado para aquisição de itens do rancho, sendo gasto também com os filhos, garantindo ainda poder de compra e crédito através da posse de uma renda mensal contínua. Compreendemos que, em Eirunepé, o Bolsa Família se constitui como elemento essencial na manutenção das necessidades básicas de famílias pobres e extremamente pobres da cidade. Entendemos que a garantia de renda mensal é estruturadora de novas relações socioeconômicas das famílias estudadas, especialmente no se refere a poder de compra, geração de crédito no mercado e autonomia das famílias.
Literaturhinweise
ARRUDA, P. A. Programa Bolsa Família sob o olhar dos beneficiários de um município do Interior de São Paulo. Campinas, SP: [s.n], 2017.
ARSKY, D. S. A integração do Programa Bolsa Família e da Assistência Social – um olhar sobre a gestão municipal do Programa. ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Especialização em Gestão Pública. 8º Edição. Brasília, 2013.
BARROS, R. P. de et al. A focalização do Programa Bolsa Família em perspectiva comparada. In: ABRAHÃO, J. de C.; MODESTO, L. BOLSA FAMÍLIA 2003-2010: avanços e desafios. Brasília: Ipea, 2010.
BARTHOLO, L; PAIVA, H. L; FALCÃO, T. Do Bolsa Família ao Brasil Sem Miséria: um resumo do percurso brasileiro recente na busca da superação da pobreza extrema. In: CAMPELLO, T; NERI, M. C. (Org.). Programa bolsa família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.
BICHIR, R. M.. Mecanismos federais de coordenação de políticas sociais e capacidades institucionais locais: o caso do Programa Bolsa Família. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social. Programa Bolsa Família. Brasília, 2018. Decreto nº 6917, de 30 de julho de 2009. Altera os arts. 18, 19 e 28 do decreto no 5.209, de 17 de setembro de 2004, que regulamenta a Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004, que cria o programa bolsa família. Brasília, Df, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6917.htm. Acesso em: 21 de jun. de 2019.
BRASIL. Lei nº 10.836, de 9 de Jan./2004. Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Presidência da República. Subchefia de Assuntos Jurídicos - Casa Civil.
COSTA, R. H. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo.
DEAK, M. S. O Bolsa Família no cotidiano: conexões e desconexões em um território vulnerável/Mariel Deak – 2018. 165 f.
FELICIO, J. D’arc de L. Impactos socioeconômicos do programa bolsa família no município de Dona Inês – PB. TCC, Universidades Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
FILHO, W. S. Assistência Social Legislação e Programas Sociais do Governo Federal. Consultoria Legislativa, 2010.
GOTTMANN, J. Evolução do conceito de território. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, n. 3, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE, 2010). População Eirunepé em 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/eirunepe/panorama Acesso em: 21 de jun. de 2019.
JACCOUD, L. Programa bolsa família: proteção social à pobreza no Brasil. Revista do Serviço Público Brasília, v. 64, n.3, p. 291-307, jul/set, 2013.
KAUARK, F. da S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C., H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
LIMA, F. E. de S.; FERREIRA, L. da S. Análise do programa bolsa família no contexto socioeconômico do município de Riacho de Santana- RN. GEOTEMAS, Pau dos ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, v. 1, n. 2, jul/dez, 2011.
MDS, 2018. Ministério do Desenvolvimento social – Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. Relatório do Bolsa Família e Cadastro Único. (Relatório gerado em 12/05/2018). Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/bolsafamilia/relatorio-completo.html . Acesso em: 10 de jun. de 2018.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. França. São Paulo: Àtica, 1993.
REGO, W. L.; PINZANI, A. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
RIBEIRO, S. C. Políticas sociais e o programa bolsa família: uma abordagem teórica à luz da pobreza multidimensional. 2013. Disponível em: http://www.uesb.br/eventos/semana-economia Acesso em: 21 de jun. de 2019.
ROGERSON, P. A. Métodos estatísticos para geografia: um guia para o estudante.
Tradução técnica: Paulo Fernando Brag, José Irineu Rangel Rigotti. – 3. Ed. – Porto Alegre:
Bookman Editora, 2012.
SILVA, G. J. A; JULIÃO, S. K; SILVA da A. L. L. O programa bolsa família e as dimensões conceituais de política pública: uma revisão de literatura. São Luís/Maranhão, Brasil, 2015.
STECHI, T. de O. O programa Bolsa Família a partir do território. O trabalho social com as famílias beneficiárias. Serv. Soc. Ver, Londrina, v.16, N.1, jul./dez, 2103.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.