CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA BACIA DO PARAGUAÇU, BAHIA - BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.17320

Palabras clave:

Bacia do Paraguaçu, Aspectos Fisiográficos, Características Ambientais

Resumen

A Bacia do Paraguaçu apresenta grande interesse histórico, social, econômico e político. Ela se localiza no estado da Bahia, na região centro-leste, e contempla 86 municípios, sendo que destes 40 integram completamente a bacia, e os demais têm entre 40% ou 60% dos seus territórios dentro da bacia, com uma população de 2.345.589 habitantes (IBGE, 2022). A região é uma área de estudo recorrente nos diversos campos da ciência. Nesse sentido, esse artigo buscou apresentar, de maneira sucinta, mas integrada, os aspectos climáticos, geomorfológicos, hidrográficos, pedológicos, vegetação, uso do solo e sua relação na expansão das áreas de irrigação na região alto curso, representando em mapas específicos, através das bases de dados do IBGE, ANA PERH e Mapbiomas, bem como indicar algumas referências bibliográficas pertinentes. O conjunto das informações apresentadas demonstra uma forte correlação entre as variáveis ambientais. De forma geral, podemos afirmar que é o fator climático, em especial a precipitação pluviométrica, o principal elemento estruturador da paisagem e, secundariamente, a geologia, na sua forma estrutural, principalmente no aspecto altimétrico, responsável pela diferenciação dos demais elementos, inclusive, podendo ele mesmo ser um fator do clima, pela altitude e organização do relevo na área da Bacia do Paraguaçu.

Biografía del autor/a

Tayse Lima de Brito Guimarães, Universidade Estadual de Feira de Santana

Analista Universitário em Geografia ( Estação Climatológica - UEFS). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Feira de Santana com tema de pesquisa em avaliação da qualidade da água a partir de parâmetros fisico-químicos e a espectrorradiometria de campo no Rio Subaé - Ba. Graduada em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (semestre 2011.2). Foi bolsista de iniciação científica - PROBIC pela Universidade Estadual de Feira de Santana, período 2011 - 2012, trabalhando com o tema de Ecologia da paisagem, além de ter sido bolsista em projeto de extensão para mapeamento de experiências socioambientais e monitora da disciplina Fundamentos de Cartografia, período 2009-2010.

Rosângela Leal Santos, State University of Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1985), Mestrado em Geociencias pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenadora da Estação Climatológica. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, Meteorologia, Solos, Processos Erosivos e Informações Espaciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia, Banco de Dados Geo-Ambientais, Pedologia, Classificação de Uso e Ocupação do Solo, Processamento Digital de Imagens, Climatologia Aplicada e Modelagem Hidrológica. Atualmente leciona, na Graduação, as disciplinas Topografia e Cartografia Digital para o Curso de Engenharia Civil e Física do Solo, Manejo e Conservação do Solo e Água e Agroclimatologia para o Curso de Agronomia. É professora permanente do Curso de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, onde leciona as disciplinas Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto, Cartografia Participativa, Instrumentalização Ambiental, e Cartografia Temática, e é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, onde leciona Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Ambiental e Modelagem Ambiental.

Citas

ARANZABAL, I. A. Velhas questões sob novas roupagens: continuidades e rupturas dos conflitos socioambientais provocados pelas formas contemporâneas de expansão do agronegócio na Chapada Diamantina, Bahia. Tese. Doutorado em Geografia. UFBA, Salvador, 2022.

ARANZABAL, I. A.; OLIVEIRA, C. A. D. A gestão pública das águas e os conflitos territoriais na bacia hidrográfica do rio Paraguaçu. Instituto para el Desarrollo Rural de Sudamérica - Exploraciones, v. 46, p. 5, 2019.

GALINDO, I. C. D. L.; RIBEIRO, M. R.; SANTOS, M. F. A. V.; LIMA, J. F. W. F.; FERREIRA, R. F. A. L. Relações solo-vegetação em áreas sob processo de desertificação no Município de Jataúba, PE. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, p. 1283-1296, 2008.

GENZ, F. Avaliação dos efeitos da barragem Pedra do Cavalo sobre a circulação estuarina do rio Paraguaçu e Baía de Iguape. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

GENZ, Fernando; LESSA, Guilherme Camargo; CIRANO, Mauro. Vazão mínima para estuários: um estudo de caso no rio Paraguaçu (BA). Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 13, n. 3, p. 73-82, 2008.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo brasileiro de 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/panorama. Acesso em 18/08/2023.

INEMA – INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. CBH Paraguaçu. 2015 Disponível em: <http://www.inema.ba.gov.br/gestao-2/comites-de-bacias/comites/cbh-paraguacu//>. Acessado em 02 fevereiro de 2023.

INEMA – INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. 2018. Plano de ações estratégicas para gerenciamento dos recursos hídricos das bacias hidrográficas do rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte e Inhambupe. Disponível em: <http://www.inema.ba.gov.br/plano-de-acao-paraguacu/>.Acesso em 03 fevereiro de 2023.

INEMA – INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. Relatório de Monitoramento da Qualidade das Águas – Relatório Anual, Vol. 1, Salvador: INEMA, 2008. Disponivel em: <http://www.inema.ba.gov.br/servicos/monitoramento/qualidade-dos-rios/relatorios-do-monitora/relatorio-anual-da-campanha-2008/>. Acesso em: 03 de fevereiro. 2023.

INEMA – INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. Plano de ações estratégicas para gerenciamento dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas do Rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte e Inhambupe: bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu. PP03A – Relatório de Análise Integrada da BHP. 2019. Disponível em: http://www.inema.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/PAEPRNI_PP03A_R00.pdf. Acessado em 29 de junho de 2023.

JESUS, M. F. C.; MORAIS, J. O. R. Políticas Públicas para Revitalização de Bacias Hidrográficas: o caso do Paraguaçu. In: Semeando Águas no Paraguaçu. Org: LAMAS, I.;RITA, L.; MIRANDA, R. Rio de Janeiro, 2016.

JESUS, R. S.; SANTANA, L. S. ; ROSA, I. L. F. ; HADLICH, G. M. . Análise geomorfológica preliminar da Baía de Todos os Santos e entornos, BA. In: VII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2008, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2008.

KING, L. C. Geomorfologia do Brasil Oriental. Revista Brasileira de Geografia, v. 18, n. 2, 1956.

NETO, J. C. S.; GAMA, D. C.; SILVA, L. F.; JESUS, J. B. Caracterização da precipitação e da vazão no trecho sudoeste da Bacia Hidrográfica do rio Paraguaçu, Bahia, Brasil. Research, Society and Development. v. 11, n.9, 2022.

Observatório dos Conflitos Socioambientais da Chapada Diamantina. Acessado em 09 de março de 2023, através do link:https://ocachapadadiamantina.org/o-agronegocio-como-projeto-estrategico-do-estado-da-bahia-i-2/

Projeto MapBiomas – Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra na Caatinga - Coleção 6. Acessado em 09 de março de 2023 através do link: https://mapbiomas-br-site.s3.amazonaws.com/Fact_Sheet_CAATINGA_06102010_OKalta.pdf

SANTO, S. M; CARELLI, L. Bacia Hidrográfica do Paraguaçu: da Chapada Diamantina à Baía de Todos os Santos. In: Semeando Águas no Paraguaçu. Org: LAMAS, I.;RITA, L.; MIRANDA, R. Rio de Janeiro, 2016.

SANTOS, O. 2013. Rio Paraguaçu: beleza, história, um patrimônio natural. Disponível em: <http://www.visaocidade.com/2013/02/rio-paraguacu-beleza-historia-um.html>.Acessado em 02 fevereiro 2023.

SOUZA, T. S. Variabilidade espacial e temporal da precipitação pluviométrica e do balanço hídrico climatológico na região hidrográfica do Paraguaçu - Ba. Dissertação. Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.

VALERIO, E. de L.S. 2014. Avaliação dos efeitos de alterações na precipitação devido a mudanças climáticas no regime hidrológico da bacia do rio Paraguaçu, BA. Dissertação. Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento. Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Disponível em: <https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5209>. Acessado em 03 de fevereiro de.2023.

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

GUIMARÃES, Tayse Lima de Brito; SANTOS, Rosângela Leal. CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA BACIA DO PARAGUAÇU, BAHIA - BRASIL. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 45–62, 2024. DOI: 10.70860/rtg.v13i31.17320. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17320. Acesso em: 21 nov. 2024.