AS ATIVIDADES DE AGRICULTURA E PESCA REALIZADAS POR MULHERES INDÍGENAS KOKAMA NA COMUNIDADE SAPOTAL, TABATINGA, AMAZONAS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i32.17927

Schlagworte:

Agricultura, Pesca, Indígena, Mulher Kokama e Comunidade

Abstract

Pela importância do saber indígena ou dos conhecimentos tradicionais, se constituem como elemento distintivo desses grupos. Assim, também, as sociedades se distinguem por manter formas de organização social próprias, construídas ao longo de sua história em relação ao ambiente do qual provêm suas necessidades de vida por meio da realização de diversas atividades. No presente trabalho, buscamos deslumbrar o saber indígena das mulheres Kokama sobre as atividades de agricultura e pesca na Comunidade Sapotal, localizada no município de Tabatinga (AM). Sendo assim, o trabalho tem como objetivo compreender as práticas culturais do saber/fazer os trabalhos de agricultura e pesca. Como questão norteadora da pesquisa, consideramos a seguinte: de que forma são realizadas as atividades de agricultura e pesca exercidas pelas mulheres Kokama como atividade produtiva da Comunidade Sapotal? A metodologia do trabalho se caracteriza da seguinte maneira: leitura e levantamento bibliográfico em textos físicos e/ou mídias (PDF), observação direta, conversas formais/informais, organização e análise dos dados. Como resultado da pesquisa, as mulheres Kokama se organizam com suas famílias para formalizarem o processo de trabalho e a realização das atividades coletivamente.

Autor/innen-Biografien

Brian Angelo Sandoval Sanches, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG/CASA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Docência em Geografia e Práticas Pedagógicas pelo Instituto Prominas Serviços Educacionais (PROMINAS). Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Elinalda Samias Aguilar , Secretaria Municipal de Educação da Tabatinga

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente da Rede Municipal de Educação (SEMED-Tabatinga).

Reginaldo Conceição da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia - Universidade Estadual do Maranhão/Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI, Caetité. Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela UNEB, Campus VI. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela União das Escolas Superiores de Cacoal - UNESC, Rondônia. Professor da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, lotado no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - CSTB, Amazonas. Onde é Membro do "Grupo de Pesquisa Saberes e Praticas Discursivas na Amazônia", Pesquisador do Laboratório Nova Cartografia Social: Processos de Territorialização, Identidades Coletivas e Movimentos Sociais e Coordenador do Núcleo de Cartografia Social da Amazônia UEA-CSTB e UFAM - PPGAS. Pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia - NESAM, na linha de pesquisa: CULTURAS, RELIGIÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAIS. Membro do GEPCULTURA/UNIR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vida e Populações Amazônicas - RO. Tem experiência na área de Educação, Nova Cartografia Social da Amazônia, Povos Extrativistas, Cadeias de Valor, Povos de Terreiro e demais.

Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente da Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (UEA/CESTB).

Literaturhinweise

BATISTA, Marxer Antonio Colares. O ritmo das águas e a organização dos agroecossistemas de terra firme do Alto Solimões, AM. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

DÁCIO, Antonia Ivanilce Castro. Segurança alimentar e conservação nos agroecossistemas no Alto Solimões, Amazonas. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

LAQUES, Anne Elisabeth; LÉNA, Philipe; SILVA, Antonia Ivanilce Castro da; MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi; ARVOR, Damien; DESSAY, Nadine; NODA, Hiroshi; NODA, Sandra do Nascimento; ROBERT, Pascale de; LOIREAU, Maud; GUILLAUMET, Jean Louis. As políticas públicas e os efeitos sobre as estratégias de gestão de recursos: o caso do Alto Solimões, Amazonas, Brasil. In NODA, Hiroshi; NODA, Sandra do Nascimento; LAQUES, Anne Elisabeth; LÉNA, Philipe. Dinâmicas socioambientais na agricultura familiar na Amazônia, Manaus, AM: Wega, 2013. p. 7-32.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otavio Cruz; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 9-30.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 5. Ed. – Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2015.

MOTTA, Marlene François. Espaço vivido / espaço pensado: o lugar e o caminho. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

NODA, Sandra do Nascimento; NODA, Hiroshi; SILVA, Antonia Ivanilce Castro da. Socioeconomia das unidades de agricultura familiar no Alto Solimões: formas de produção e governança ambiental. In NODA, Hiroshi; NODA, Sandra do Nascimento; LAQUES, Anne Elisabeth; LÉNA, Philipe. Dinâmicas socioambientais na agricultura familiar na Amazônia, Manaus, AM: Wega, 2013. p. 51-72.

PEREIRA, Bárbara Elisa; DIEGUES, Antonio Carlos. Conhecimento de populações tradicionais como possibilidade de conservação da natureza: uma reflexão sobre a perspectiva da etnoconservação. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Editora UFPR, n. 22, p. 37-50, jul./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.5380/dma.v22i0.16054

RAMOS, Ana Sávia Farias. O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

RUBIM, Altaci Corrêa. O reordenamento político e cultural do povo Kokama: a reconquista da língua e do território além das fronteiras entre o Brasil e o Peru. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

RUBIM, Deyse Silva. Traçando novos caminhos: Ressignificação dos Kokama em Santo Antonio do Içá, Alto Solimões – AM. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. 5. Ed. – São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

SILVA, Anelino Francisco. A pesca artesanal como arte e como significado cultural: O caso Potiguar. ACTA Geográfica, Boa Vista, v. 4, n. 8, p.57-65, jul./dez. de 2010. DOI: https://doi.org/10.5654/actageo2010.0408.0005

SILVA, Antonia Ivanilce Castro da. Governança ambiental e segurança alimentar: a agricultura familiar no Alto Solimões, AM. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.

SOUZA, Carolina Gusmão; SOUZA, Talina Araújo.; SANTOS, Fabiane Silva; MENEZES, Minéia Venturini. As principais correntes do pensamento geográfico: uma breve discussão da categoria de análise de lugar. Centro Científico Conhecer, Goiânia, Enciclopédia Biosfera, N. 07, 2009.

Veröffentlicht

2025-04-10

Zitationsvorschlag

SANCHES, Brian Angelo Sandoval; AGUILAR , Elinalda Samias; SILVA, Reginaldo Conceição da; BILLACRÊS, Máximo Alfonso Rodrigues. AS ATIVIDADES DE AGRICULTURA E PESCA REALIZADAS POR MULHERES INDÍGENAS KOKAMA NA COMUNIDADE SAPOTAL, TABATINGA, AMAZONAS. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 114–131, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i32.17927. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17927. Acesso em: 24 apr. 2025.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in