ANALISANDO UM TERRITÓRIO

as fragilidades e potencialidades da Costa da Conceição (Itacoatiara, Amazonas, Brasil)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.18093

Palabras clave:

planície de inundação, políticas públicas, matriz F.O.F.A

Resumen

Este estudo analisou as potencialidades e fragilidades da Costa da Conceição do município de Itacoatiara-AM. Foram realizadas entrevistas e aplicação de formulários em 60 famílias de três comunidades da Costa. A tabulação dos dados, resultou na construção de uma Matriz F.O.F.A e árvores de problema sobre a gestão territorial. As potencialidades identificadas como o uso dos recursos naturais e os valores culturais oferecem ao território a garantia da transmissão de saberes. Por outro lado, as fragilidades, destacam-se a infraestrutura precária de energia, causando perdas econômicas, a carência de água potável e a ausência de um posto de saúde, além das pressões ambientais naturais que exigem dos sujeitos sociais da pesquisa a adaptabilidade sugerindo-se assim a atenção de autoridades públicas para o local. Este estudo não se limita a compreender, mas busca um olhar atento à região, contribuindo para que as políticas públicas sejam direcionadas e delineadas de maneira a promover o bem-estar das atuais e futuras gerações que ali residirão.

Biografía del autor/a

Aline Souza de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Mestre em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos pela mesma instituição. Possui extensa experiência em pesquisa socioeconômica e ambiental na Amazônia, com passagens pelo Núcleo de Socioeconomia (NUSEC), Laboratório Socioambiental e pelo Laboratório de Governança Ambiental e Bioeconomia (LagBio), onde atuou em projetos financiados pelo CNPq. Atualmente, atua profissionalmente na área de Microcrédito Produtivo Orientado, vinculando a área acadêmica à prática do desenvolvimento rural sustentável.

Marília Gabriela Gondim Rezende, Universidade Federal do Amazonas

Professora da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola (DCFDA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA/UFAM) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA/UFAM). Membro do Conselho Editorial da Revista Terceira Margem Amazônia. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre e Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA). MBA em andamento em Soft Skills. Membro da Câmara Técnica de Análise de Projetos (CTAP) do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAAM) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Amazonas. Atua nos seguintes temas: Bioeconomia, Soft Skills, Governança, Gestão Territorial, Arquitetura e Engenharia de Processos, Gerenciamento de Crises e Conflitos, e Políticas Públicas. Foi Diretora da Divisão de Gestão Ambiental e Coordenadora Executiva dos Projetos Ambientais do Centro de Ciências do Ambiente (CCA/UFAM). É coordenadora do Laboratório de Governança Ambiental e Bioeconomia (LAGBIO/UFAM). Tem ampla experiência na confecção e operacionalização de processos organizacionais complexos.

Citas

AZEVEDO, Rainier Pedraça de. Uso de água subterrânea em sistema de abastecimento público de comunidades na várzea da Amazônia central. Geologia . Acta Amazonica. 36 (3). 2006. Disponível em: >https://www.scielo.br/j/aa/a/gkPbZ8VBWgSFrZrwVNhnNJN/> Acesso em: 12 de nov de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0044-59672006000300004

DALLABRIDA, Valdir Roque. Planejamento e gestão territorial: aportes teóricos-metodológicos como referenciais no processo de desenvolvimento de municípios, regiões ou territórios. Editora UNC, Mafra, SC. 2020. 66p.

DEALESSANDRI, Erica Irene. Cartilha doenças veiculadas e transmitidas pela água. Belo Horizonte. PUC MINAS. 2013. 56-67. Disponível em: http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20140131090224.pdf Acesso em: 12 de nov de 2023.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SILVEIRA, Maria Laura. Território: globalização e fragmentação. 4ª edição. Editora Hucitec. São Paulo. 1998. 330p.

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

CARVALHO, Aline Souza de; REZENDE, Marília Gabriela Gondim. ANALISANDO UM TERRITÓRIO: as fragilidades e potencialidades da Costa da Conceição (Itacoatiara, Amazonas, Brasil). Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 186–203, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i34.18093. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/18093. Acesso em: 23 nov. 2025.