EDITORIAL

ENTRE O POLÍTICO E O COSMOPOLÍTICO: Aproximações entre os comuns, o bem-viver e a economia solidária como alternativas de desenvolvimento

Autores/as

Palabras clave:

Político, Cosmopolítico, economia dos comuns

Resumen

Este dossiê discute questões conectadas à emancipação social de grupos que estão espacial e socialmente fora das posições hegemônicas no Brasil contemporâneo. Os trabalhos abordam experiências destes grupos cuja experiência histórica, ao longo das últimas décadas, têm sido em grande parte invisíveis e/ou não contemplados pelo ideário e pelos projetos do chamado desenvolvimento econômico. Por isso mesmo, os elementos chave desse ideário perderam espaço na agenda política destes grupos, não apenas no Brasil, mas de fato em vários países do Sul Global.

Biografía del autor/a

Dernival Ramos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Pesquisador interdisciplinar com doutorado pela Universidade de Brasília (2009) e pós-doutorado na Universidade da Flórida/EUA (2019), é professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins na Graduação em História, no Programa de Pós-graduação em Ensino de História e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território. Foi pesquisador visitante na Universidade de Granada, Espanha (2019). Atua com pesquisa e extensão no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas/Neuza-UFNT. Tem experiência em pesquisa e extensão em Amazônia do Tempo Presente, Grandes Projetos de Desenvolvimento, Conflitos Socioambientais, Resistência política dos povos do campo, das águas e da floresta. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre conflitos territórios e sobre metodologias participativas entre os quais destacam-se Encontros epistêmicos e a formação do pesquisador em História oral, na revista História oral, e Mapping fire: the case of matopiba, no IDS Bulletin. 

Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Está Diretora de Assuntos Comunitários e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Comunitários e Cultura (PROEX-UFNT). Esteve coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins - UFT/UFNT (2019-2021). É doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014), onde também se titulou mestra em Geografia (2005), licenciada em Geografia (2007) e Bacharela em Geografia (2002). Além disso sou Técnica em Agrimensura pela Escola Técnica Federal de Goiás (1996). Desde 2014 estou vinculada ao Colegiado de Licenciatura em Geografia da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Araguaína nas seguintes atividades: docente, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia (LEPG). Desde 2017 também estou vinculada como docente/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPPGCult) e desde 2018 atuo como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Práticas e Saberes Agroecológicos (NEUZA). Mantenho ainda vínculo com a Universidade Federal de Goiás (UFG) onde atuei como docente no curso de Licenciatura Intercultural Indígena e sigo como pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE-IESA-UFG). Tenho experiência na área de Interdisciplinaridades, com ênfase em Geografia, atuando nos seguintes temas: ensino, formação de professores, cartografia, aprendizagens criativas, educação indígena, quilombola, etnias, cultura, identidades e territórios.

Harley Silva, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Economia, PPGE-UFPA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, PPGEA-UFPA. Doutor em Economia pelo Cedeplar-UFMG, bolsista do CNPq. Pesquisador visitante, com bolsa Doutorado-Sanduíche no Exterior da Capes, no Tropical Conservation and Development, na University of Florida (Nov/2014 - Ago/2015). Mestre em Demografia (Cedeplar-UFMG 2008), Bacharel em Economia (2005) e História (1998) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como docente e pesquisador em economia urbana e regional, desenvolvimento econômico e biodiversidade; bioeconomia; saneamento e economia urbana, organização do espaço na Amazônia brasileira.

João Bosco Moura Tonucci Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

João Tonucci é Professor de Economia Regional e Urbana no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU/UFMG). Ele é bacharel em Ciências Econômicas (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP) e doutor em Geografia (UFMG). Realizou pós-doutorado no Center for Urban Studies da University of Amsterdam (CUS/UVA) e foi pesquisador visitante do City Institute da York University (CITY). É líder do Laboratório de Estudos sobre Terra, Moradia e Urbanização (TerraUrb), co-coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia Popular e Solidária (Colmeia), e pesquisador do Núcleo RMBH do INCT Observatório das Metrópoles e do INCT Produção da Casa e da Cidade. Suas pesquisas na área da economia política da urbanização situam-se na interseção entre estudos urbanos críticos, geografia econômica e planejamento territorial. Seus principais temas de investigação incluem urbanização extensiva e periférica, política fundiária, dinâmica imobiliária, governança metropolitana, informalidade habitacional, comuns urbanos, economia popular e direito à cidade. Possui experiência em coordenação de projetos de planejamento e desenvolvimento urbano e regional, e assessora órgãos públicos, sociedade civil e movimentos sociais.

Sibelle Cornélio Diniz da Costa, State University of Feira de Santana

Sibelle Diniz é economista, doutora em Economia e professora do Cedeplar-Face/UFMG. Atua em pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: economia social, economia popular urbana, economia social e solidária, economia da cultura. Coordena o Grupo Colmeia, da Face/UFMG, que desenvolve ações junto a iniciativas econômicas populares na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É diretora do Espaço do Conhecimento UFMG, espaço de divulgação científico-cultural ligado à Pró-Reitoria de Cultura da UFMG.

Publicado

2024-10-22

Cómo citar

RAMOS, Dernival; COSTA, Kênia Gonçalves; SILVA, Harley; TONUCCI FILHO, João Bosco Moura; COSTA, Sibelle Cornélio Diniz da. EDITORIAL: ENTRE O POLÍTICO E O COSMOPOLÍTICO: Aproximações entre os comuns, o bem-viver e a economia solidária como alternativas de desenvolvimento. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 240–244, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19411. Acesso em: 8 nov. 2024.