CONFLITOS TERRITORIAIS EM GILBUÉS-PI

DESENVOLVIMENTO DO AGRONÉGOCIO EDEGRADAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Ivamauro Ailton de Sousa Silva
  • Ivamauro Ailton de Sousa Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p29-52

Palabras clave:

Conflitos territoriais, Gilbués-PI, Agronegócio, Degradação ambiental

Resumen

No município de Gilbués, existem áreas com intensos processos de degradação ambiental, porém outras porções territoriais apresenta desenvolvimento acelerado do agronegócio. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar sua dinâmica territorial, enfatizando as dicotomias no âmbito da transformação da paisagem e ocupação das terras. A pesquisa foi elaborada a partir da revisão bibliográfica, trabalhos de campo, elaboração de mapas temáticos construídos a partir de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. A análise temporal (1987-2009) indicou mudanças conjunturais em Gilbués. Os resultados da pesquisa revelam, para a área de estudo: a) ocorrência de áreas com fragilidade e degradação ambiental na porção centro-sul; b) expansão da agricultura em áreas de cerrado denso na porção norte; c) substituição da cobertura vegetal por extensos campos de cultivo (soja, milho e algodão) e pastagem; d) aumento da produtividade; e) ampliação de áreas de solo exposto e areais. Desta forma, o munícipio de Gilbués é caracterizado por conflitos territoriais, no qual, a população convive com dois fenômenos (degradação dos solos e agronegócio) que influenciam na configuração socioeconômica e favorecem as transformações da paisagem no sudoeste piauiense.

 

  http://dx.doi.org/10.22241/2317-9430/rtg.v5n8p29-52

Biografía del autor/a

Ivamauro Ailton de Sousa Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2012) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS), participa do projeto de pesquisa CNPq: Arenização no Brasil, vinculado ao Instituto de Geociências da UFRGS e membro da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima). No âmbito profissional atua como Professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres-MT. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Climatologia Geográfica e degradação ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: precipitação, arenização/desertificação, impactos pluviais, vulnerabilidade da paisagem e estudos regionais (cerrado piauiense)

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerce atualmente, a função de Professor substituto da Universidade Federal de Rondonópolis e da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres. Integrante do grupo de pesquisa Arenização/Desertificação: questões ambientais (CNPq/UFRGS) e membro do Badlands Working Group, vinculado à Associação Internacional de Geomorfologistas (IAG). Atua regularmente como revisor em importantes periódicos nacionais na área de Geografia. No âmbito profissional, realizou docência na Educação Básica entre 2015 e 2021, exercendo atividades de ensino na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Climatologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, dinâmica das chuvas, desertificação, arenização, paisagens erodidas (Badlands), cerrado piauiense e ensino de geografia

Citas

ALVES, V. E. L. - A Mobilidade sulista e a expansão da fronteira agrícola brasileira. AGRÁRIA, São Paulo, Nº. 2, p. 40-68, 2005.

BARROS, J. C.. Gurguéia: espaço, tempo e sociedade. Teresina: Halley. 2009.

SALES, M. C. L. Estudo da degradação ambiental em Gilbués-PI: Reavaliando o “núcleo de desertificação”. São Paulo, USP. Dissertação de Mestrado - Geografia. 1997

Publicado

2016-09-06

Cómo citar

SILVA, Ivamauro Ailton de Sousa; SILVA, Ivamauro Ailton de Sousa. CONFLITOS TERRITORIAIS EM GILBUÉS-PI: DESENVOLVIMENTO DO AGRONÉGOCIO EDEGRADAÇÃO AMBIENTAL. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 29–52, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n8p29-52. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/2181. Acesso em: 22 nov. 2024.