ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p31-44

Palabras clave:

ensino, inclusão, desenvolvimento.

Resumen

A Educação Inclusiva se fundamenta em princípios de equidade, de direito à dignidade humana, na educabilidade de todos os seres humanos, independentemente de comprometimentos que possam apresentar em decorrência de suas especificidades, no direito à igualdade de oportunidades educacionais, à liberdade de prender e de expressar-se, e no direito de ser diferente. Sendo assim, este trabalho visa realizar uma discussão teórica sobre procedimentos teórico-metodológicos para se trabalhar os componentes em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, na Educação Básica. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa na produção e análise das informações levantadas ao logo dessa pesquisa. Operacionalizamos a pesquisa por meio do procedimento bibliográfico: levantamentos, fichamentos, discussões do material encontrado. Os resultados mostraram que a prática educativa do professor de Geografia deve se nortear pelo diálogo, estudo, criação, desejo e compromisso com o desenvolvimento dos alunos na Educação Inclusiva, dentre esses, os com Deficiência Intelectual por meio do uso de estratégias pedagógicas mais ativas. Logo, os componentes físico-naturais podem ser trabalhados com aulas de campo, de games, de horta, de desenho e de imagens em uma perspectiva de protagonistas. Portanto, tais práticas diversificadas podem contribuir para que o aluno com Deficiência Intelectual se desenvolva de maneira inclusiva e autônoma, mas que para isso, faz-se necessário tanto um maior investimento na formação, nas condições de trabalho docente, bem como de maior envolvimento do docente na transformação social por meio da Educação Geográfica.   

Biografía del autor/a

DANIEL RODRIGUES SILVA LUZ NETO RODRIGUES SILVA LUZ NETO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB

Mestrando em Geografia (Universidade de Brasília -UnB), Graduado em Geografia (Universidade Estadual do Ceará -UECE), 2ª Graduação em Pedagogia ( Facibra-Paraná), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Apogeu), professor da Educação Básica desde 2008 e membro do grupo de pesquisa GEAF-UnB.

JUANICE PEREIRA SANTOS SILVA, Unb

Professora da Carreira Magistério Público da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal - SEEDF, desde 1999, componente curricular Biologia. Mestranda em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (1997). Possui especialização em Educação Ambiental. Trabalha com Educação Inclusiva no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Generalista desde 2009.

 

Citas

AMERICANASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES- AAIDD. Definition of Intellectual Disability. Washington, D.C: AAIDD, 2016. Disponível em: <https://aaidd.org/intellectual-disability/definition#.V18LLvkrKUk>. Acesso em: 04 mar. 2019.

BEYER, Hugo Otto. Educação Inclusiva ou Integração Escolar? Implicações pedagógicas dos conceitos como rupturas paradigmáticas. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensaios Pedagógicos. Brasília: Ideal, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental). Brasília, 1998.

Publicado

2019-03-30

Cómo citar

LUZ NETO, DANIEL RODRIGUES SILVA LUZ NETO RODRIGUES SILVA; SANTOS SILVA, JUANICE PEREIRA. ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 31–44, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n14p31-44. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/6630. Acesso em: 29 sep. 2024.