O PAPEL DO RIO ARAGUAIA E DA PECUÁRIA PARA A OCUPAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PAA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p64-77

Resumen

O presente artigo analisa a importância do rio Araguaia e da pecuária, além das atividades e atores sociais dependente de ambos, no município de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará. Traz à tona a importância do citado rio como fator principal das ocupações econômicas pioneiras nesse município e demonstra o papel da pecuária nas transformações socioespaciais e nas relações comerciais. Esse trabalho partiu de leituras sobre obras relacionadas ao tema aqui tratado e conversas com alguns dos pioneiros ainda presentes no município são-geraldense e o mesmo visa discutir e relacionar o rio e a atividade pecuária com a ocupação e emancipação do citado município. O Araguaia permitiu a ocupação inicial da região onde hoje se encontra a cidade e depois veio à atividade pecuária a partir da abertura da rodovia implantada pela tão falada integração nacional arquitetada pelos militares, apesar da participação do segundo fator se sobressair, principalmente, no que tange a dinâmica econômica e ao fluxo migratório para a região é inegável a importância do rio para a cidade, pois o mesmo serve como representatividade da natureza e símbolo de dinâmicas locais pioneiras.

Biografía del autor/a

Samoel Santos Silva, UFT

Graduado em Geografia pela UFT. Professor da rede pública de ensino

Aires José Pereira, UFMT

Prof. Adjunto III do Departamento de Geografia da UFMT - Campus de Rondonópolis. Doutor em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999).Especialista em organização e Produção do Espaço Geográfico pela UFMT - Campus de Rondonópolis (1995). Licenciado em Geografia pela UFMT Campus de Rondonópolis (1992). Possui graduação em FILOSOFIA pelo CENTRO DE TEOLOGIA APLICADA INTEGRADA (2008), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO APOSTÓLICA (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Araguaína - TO, Expansão Urbana de Tangará da Serra - MT, cidade e seus problemas ambientais, ensino de Geografia, Interdisciplinaridade Poética, urbanização, Geografia Agrária, Ensino de Geografia e problemas sociais urbanos. Leituras de Paisagens Urbanas, tema pelo qual se doutorou em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia no dia 23 de abril de 2013. É poeta que acredita nas palavras transfonadoras de homens e de espaços. Possui uma página no Recanto das Letras onde publica seus textos poéticos, entre outros. É membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, coautor do Hino Oficial de Rondonópolis - MT. Possui vários artigos publicados em eventos e Revistas Científicas, além de 17 livros editados. É membro pesquisador do NURBA.

Emerson Rodrigues, UFT

Graduado em Geografia pela UFT. Professor da rede pública de ensino

Publicado

2019-07-12

Cómo citar

SILVA, Samoel Santos; PEREIRA, Aires José; RODRIGUES, Emerson. O PAPEL DO RIO ARAGUAIA E DA PECUÁRIA PARA A OCUPAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PAA. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 64–77, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n15p64-77. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/6982. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>