ECONOMIA SOLIDÁRIA
A Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na Fronteira da Paz, Santana do Livramento/Rio Grande do Sul
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16245Mots-clés :
Economia solidária, incubação, autogestãoRésumé
No contexto corrente de pandemia de Covid-19, a economia solidária nos ensina que o dinheiro não deve ser a prioridade, mas sim as pessoas e o cuidado com a natureza. Diante disso, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades de incubação, capacitação, intercâmbio e prestação de assessoria técnica e tecnológica prestados aos EES em Santana do Livramento/RS pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários na Fronteira da Paz. Criada em 2015, ela é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul), que possuem campus em Santana do Livramento/RS. Mesmo com falta de apoio e com a Pandemia da Covid-19, temos a certeza de que a incubadora deve continuar, ser fortalecida e acompanhar a caminhada desse movimento social que é resistência diante das desigualdades que corroem as sociedades capitalistas.
Références
BUNDE, A. (Coord. 2019) Relatório de atividades do Projeto de incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) na Fronteira da Paz – Santana do Livramento – RS. Chamada CNPq/MTb-SENAES Nº 27/2017. Santana do Livramento, 2019.
BUNDE, A.; COSTA, C.; VILELLA, M. E. X.; INACIO, L. R. A experiência da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na Fronteira da Paz, Santana do Livramento/RS. In: VII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, Corpos e Poder na América Latina, 2020, São Leopoldo - RS. Anais do VII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, Corpos e Poder na América Latina. São Leopoldo - RS: Guarita Digital, 2020. p. 1159-1169.
COSTA, C. (Coord. 2016) Relatório de atividades do Projeto de incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) em Santana do Livramento/RS. CHAMADA MCTI-SECIS/MTE-SENAES/CNPq Nº 21/2015. Santana do Livramento, 2016.
DAGNINO, R., (s/d). “Em direção a uma Estratégia para a redução da pobreza: a Economia Solidária e a Adequação Sócio-técnica”. http://www.campus-oei.org/salactsi/rdagnino5.htm. FRANÇA FILHO, G.C., & LAVILLE, J-L., 2004. A Economia Solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
FIGUEIREDO, N. M. A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2ª ed. São Caetano do Sul, São Paulo, Yendis Editora, 2007.
GAIGER, L. (org.). Sentidos e experiências da economia solidária no Brasil. Porto Alegre, UFRGS, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
SÁ-SILVA, J.; ALMEIDA, C. & GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, ano. I, n. I, jul. 2009.
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
SINGER, P. “Economia solidária: um modo de produção e distribuição”. Em: SINGER, P. e SOUZA, A. R. (orgs.) A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.