O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO
Sua constituição e a produção de conhecimento
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.17275Mots-clés :
(auto)biografia, ferramenta de pesquisa, formação docente, narrativa, processo formativoRésumé
O método (auto)biográfico é uma ferramenta valiosa para pesquisa e formação, permitindo que os indivíduos revelem suas trajetórias de vida, aprendizados e promovendo (auto)reflexão e transformação. Este artigo teve como objetivo explorar o método (auto)biográfico, sua composição e contribuição para quem o utiliza. Utilizando a pesquisa bibliográfica, o trabalho sistematizou ideias de teóricos na área, apresentando as potencialidade e desafios do método nas ciências humanas e sociais e no campo da Educação. A revisão mostrou que o método é auto formativo, relevante para aquisição de competências e habilidades. Conclui-se que além de ser uma ferramenta de pesquisa, o método (auto)biográfico é um instrumento de formação de conhecimento que aprofunda a compreensão do desenvolvimento pessoal.
Références
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: ? Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 149-170, 2006.
ANGELOU, Maya. I Know Why the Caged Bird Sings. New York: Random House, 1969.
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The new mestiza. 4thedition. San Francisco: Aunt Lute Books, 2012.
BARREIRA, M. M.. A ABORDAGEM PÓS-METAFÍSICA E CONVERSACIONAL DO SELF EM RICHARD RORTY. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 25, n. 3, p. 26–33, set. 2022.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; OLIVEIRA, Mariza Soares. Pesquisa-formação, abordagem (auto)biográfica e acompanhamento: (re)construindo pontes entre a universidade e a escola. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 1380-1391.
BRIDGES, William. Transitions: Making sense of life's changes. Cambridge, MA.2 ed.2004.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2018.
CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, p. 185-195, 1997.
DAVIS, Angela. Angela Davis: An Autobiography, New York: Randon House, 1988.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras de l’indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes Neto e Luis Passeggi. São Paulo: Paulus; Natal, RN: EDUFRN, 2008.
ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. [S. l.]: Artes Médicas, 2018.
FERRAROTI. Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, M. (orgs). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
FRANKL, Viktor E. Man's Search for Meaning. Pocket Books, 1971.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Local?: Editora Paz e Terra, 1996.
FRISON, L. M. B., DA VEIGA SIMÃO, A. M. Abordagem (auto) biográfica–narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, v. 34, n. 2, p. 198-2006, 2011.
GALVÃO, Cecília. Narrativas Em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
HOOKS, Bell. Feminism Is for Everybody: Passionate Politics. Cambridge, MA :South End Press, 2000.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
JOSSO, Marie-Christine. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação & Realidade, v. 37, p. 19-31, 2012.
MARTINS, R. M., ANUNCIATO, R. M. M. Caminhos de aprendiz de professora: processos identitários em uma comunidade de aprendizagem online. Educação em Revista, v. 34, p. x-y, 2018.
MARTINS, Rosana Maria. Aprendendo a ensinar: as narrativas autobiográficas no processo de vir a ser professora. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2015.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (org.) Vida de professores. 2. ed. Portugal: Porto, 2000.
NÓVOA, A., FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. 2 ed. Natal: EDUFRN, 2014.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, 1992.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e pesquisa, v. 32, p. 329-343, 2006.
PIZZANI, L., DA SILVA, R. C., BELLO, S. F., HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.
RICOEUR, Ricoeur. Tempo e narrativa – Tomo 1. Tradução de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus editora, 1994.
SOUZA, Elizeu Clementino. Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. [Porto Alegre]: EDIPUCRS, 2006.
YOGANANDA, Paramahansa. Autobiography of a Yogi. Self-Realization Fellowship Publishers, 1978.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.