A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL DO AGRONEGÓCIO E A AGROINDÚSTRIA DO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA (TO)
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p39-58Mots-clés :
Territorialização; Agronegócio; Araguaína.Résumé
Neste trabalho buscou-se analisar a territorialização do capital do agronegócio no município de Araguaína no Brasil, bem como examinar a atual configuração de sua agroindústria no contexto local e internacional. Para atingir esses objetivos foi necessária uma ampla revisão bibliográfica acerca do tema tanto em aspectos gerais como por meio de monografias sobre o local. Outro elemento importante da pesquisa são os dados relacionados ao debate, que foram extraídos de sites oficiais e possibilitaram uma melhor assimilação da realidade de Araguaína no que se refere à territorialização do seu agronegócio. Conclui-se que esta atividade se encontra totalmente territorializada no município juntamente com o seu capital, e que a agroindústria possui uma dinâmica altamente produtiva com o quadro nacional e internacional.
Références
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Tradução: Carlos Szlak, São Paulo: Annablume, 2005.
LOPES, Aberto Pereira. Escravidão por Dívida no Norte do Estado do Tocantins: vidas fora do compasso. São Paulo: USP, 2009. (Tese de Doutorado em Geografia Humana).
MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. São Paulo: Contexto, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.