RESISTÊNCIA CULTURAL DOS BUMBÁS E PÁSSAROS NO BAIXO AMAZONAS
ESTUDO DE CASO DOS FESTIVAIS FOLCLÓRICOS DE MOCAMBO DO ARARI E CABURI, PARINTINS – AM
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n17p93-114Mots-clés :
folclore, urbanidade, Parintins, AmazôniaRésumé
As relações urbano-rurais na região amazônica são regidas principalmente no âmbito do capital e da modernidade. No caso da região, essa influência é baseada principalmente pelos seus agentes e pela sua formação territorial e econômica. O objetivo desse artigo é mostrar a questão cultural formada nesse contexto e sua resistência, tendo como pano de fundo, os distritos de Mocambo do Arari e Caburi, localizados na cidade de Parintins – AM. Tem como metodologia, uma análise documental e coleta primária de dados com os brincantes de agremiações e os agentes envolvidos na preservação da cultura nessas regiões. Nota-se no contexto, a manutenção da preservação frente aos interesses econômicos e a desvalorização por parte do poder público. Com isso, o papel da comunidade é do passar a tradição para as gerações e também, se adaptarem conforme a modernidade e as relações capitalistas vigentes.
Références
ARANTES, Antônio. Patrimônio Cultural e Cidade. In: FORTUNA, Carlos; LEITE, Rodrigo (Orgs.). Plurais de Cidade. Coimbra: Almedina, 2009, p.11-24.
AZEVEDO FILHO, João D'Anuzio Menezes de. A produção e a percepção do turismo em Parintins, Amazonas. 2013. 212f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo
BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Culturas Populares na Cidade. In: FORTUNA, Carlos; LEITE, Rodrigo (Orgs.). Plurais de Cidade. Coimbra: Almedina, 2009, p.69-82.
BRITO, Orenildo. Boi Pingo de Ouro do Caburi. Disponível em: <http://orenildobrito.comunidades.net/boi-pingo-de-ouro-caburi-am> Acesso em: 23/11/2019.
CAVALCANTI, M.L.V.C. O boi-bumbá de Parintins, Amazonas: breve história e etnografia da festa. Hist. cienc. saúde-Manguinhos. 2000, vol.6,
p.1019-1046. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v6s0/v6s0a11.pdf>
ELEUTÉRIO, Celia Maria Serrão. O Diálogo entre Saberes Primevos, Acadêmicos e Escolares: potencializando a Formação Inicial de Professores de Química na Amazônia. 2015, 236f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá.
FORTUNA, Carlos. Cidade e Urbanidade. In: FORTUNA, Carlos; LEITE, Rodrigo (Orgs.). Plurais de Cidade. Coimbra: Almedina, 2009, p.69-82.
GOMES, Jéssica Dayse Matos. Mocambos na Amazônia: História e identidade étnico-racial do Arari, Parintins/Amazonas. 2017. 151f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
LIMA JÚNIOR, Josivaldo Bentes. “No meu tempo nós remava lá na cabeceira para estudar lá na boca do Mocambo”: Trabalhadores do campo e a exclusão educacional escolar - o Puxirum no Mocambo do Arari – Parintins – AM. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 4, n. Número 1,, p. 318-434, jul. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5841>. Acesso em: 24/11/2019.
LOPES, Iago Klinsman Guimarães; BARBOSA, Tatiana da Rocha. O deslocamento temporal dos artistas plásticos que trabalham com o Festival Folclórico de Parintins-AM a mercantilização da mão de obra artística e suas redes. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo – Licenciatura em Geografia) – Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
MOURA, Regina. Sobre a indumentária na festa popular: imagens, signos e fantasias. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 101-108, mai. 2010
NONATO, Alice Alves Menezes Ponce de Leão. De Parintins para todo mundo ver os velhos da Amazônia. Revista Iluminuras, v. 20, p. 262-285, 2019.
NUNES, Paulo André. Festival do Mocambo fecha 16ª edição ganhando 'corpo' de olho no futuro. Disponível em: <https://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/festival-do-mocambo-fecha-16-edicao-ganhando-corpo-de-olho-no-futuro> Acesso em: 19/11/2019.
PREFEITURA DE PARINTINS. Festival de verão do Caburi supera expectativas e é sucesso. Disponível em: <https://parintins.am.gov.br/?q=277-conteudo-102368-festival-de-verao-do-caburi-supera-expectativas-e-e-sucesso> Acesso em: 19/11/2019.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008, 384p.
SILVA, Charlene Maria Muniz da. Mocambo, Caburi e Vila Amazônia no município de Parintins: múltiplas dimensões do rural e do urbano na Amazônia. 2009. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus
SOUZA, Nilciana Dinely de. O processo de urbanização da cidade de Parintins (AM): evolução e transformação. 2013. 155f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
TOCANTINS, Leandro. O Rio comanda a vida: uma interpretação da Amazônia. 9.ed.rev. Manaus: Valer, 2000, 422p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.