ESTUDO SOBRE SEGREGAÇÃO URBANA NO BAIRRO RESIDENCIAL JARDIM MATO GROSSO – PEDRA PRETA – MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.15298Palavras-chave:
Planejamento, Modificações, Intervenção, Segregação UrbanaResumo
O presente trabalho tem como tema o estudo sobre segregação urbana do bairro residencial Vila Jardim Mato Grosso – Pedra Preta - MT. Com objetivo a busca e a compreensão acerca do funcionamento do planejamento urbano e sua intervenção na configuração da paisagem urbana da vila através da análise na qual a mesma foi proposta. Esta parte da necessidade de observar a organização do espaço urbano da Vila Jardim Mato Grosso, surge pela necessidade das observações juntamente com a sociedade que ali convive, uma que se tem disposto todo um aparato para estruturar essa organização de forma eficiente e adequada às necessidades da localidade. Apesar disso o espaço ainda está estruturado de forma notoriamente caótica, na qual demostra problemas tanto no âmbito social, representado pela falta de infraestrutura urbana e ausência de serviços básicos entre eles, saúde, asfalto, moradia, segurança, drenagem pluvial, tratamento de esgoto, quanto ambiental o mesmo sendo observados pelas erosões, deslizamentos de terra, inundações desde seu surgimento, compactação do solo e etc. O método é o qualitativo apontando para uma pesquisa qualitativa, no método hipotético dedutivo, no que possibilitou aos sujeitos entrevistados emitirem suas opiniões sobre o tema em discussão. Para mencionar as questões, se busca responder com a presente pesquisa na qual fez-se um levantamento teórico-conceitual com embasamento nos pressupostos teóricos de diversos autores que tratam do tema abordado.
Referências
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (RE) produção do espaço urbano. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8. ed. São Paulo: contexto, 1992.
CORRÊA, Roberto Lobato. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
DIAS, J. C; SILVA, S. M. B; PEREIRA, Aires José. UM ESTUDO SOBRE AS CALÇADAS DO BAIRRO SÃO JOÃO EM ARAGUAÍNA - TO. Observatorium, v. 4, p. 45-61, 2012.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Online: IBGE, 2010. Disponível em: https://ibge.gov.br/cidades-e-estados/mt/pedra-preta.html. Acesso em: 20 abr. 2022.
PALÁCIO DO PLANALTO. GOV.BR - Presidência da República. LEI. No 10.257. Brasília: Presidência da República - Casa Civil, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10257.htm. Acesso em: 7 mar. 2022.
PEREIRA, Aires José. Algumas reflexões sobre a paisagem urbana de Araguaína (TO). Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína (TO). Volume 1, número 1, p. 1-14, novembro de 2013.
PEREIRA, Aires José. Ensaios Geográficos e Interdisciplinaridade Poética. 6. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2020.
PEREIRA, Aires José. Expansão Urbana e Exclusão Social em Tangará da Serra - MT. Produção Acadêmica (UFT) Porto Nacional, v. 03, p.
PEREIRA, Aires José. LEITURAS DE PAISAGENS URBANAS: Um Estudo de Araguaína – TO. Uberlândia: UFU, 2013. (Tese de Doutorado).
PEREIRA, Aires José. Tangará da Serra: Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização. 4. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2021.
SANTOS, Milton. A urbanização Brasileira. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2009.
SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2005.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. 5.ed. São Paulo: EDUSP, 2021.
SILVA, Regina Celly Nogueira da. As singularidades do bairro na realização da cidade: um estudo sobre as transformações na paisagem urbana do bairro da Torre na cidade de João Pessoa – PB. São Paulo, USP, 1999. (Dissertação de Mestrado em Geografia).
BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: Esboço metodológico. Curitiba, 2004.
CULLEN, G. Paisagem Urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tocantinense de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.