O USO DA MÚSICA COMO LINGUAGEM DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p36-47Palavras-chave:
Geografia, Música, EnsinoResumo
Neste artigo propomos analisar o uso da música enquanto linguagem e objeto de mediação pedagógica nas aulas de geografia e como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Nosso objetivo é provocar uma discussão sobre a importância do uso desse recurso pelos professores de maneira adequada na problematização do conteúdo para instigar a criatividade e a criticidade dos alunos. Sugere ao educador, da necessidade de atualizar seus métodos de ensino, de acordo com o perfil dos educandos e suas representações. Devemos ir além dos conteúdos programáticos e admitir que tornou-se indispensável trabalhar essas novas competências, em virtude da evolução dos mecanismos educacionais. Este estudo utilizou de pesquisas do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” de caráter bibliográfico, para dar suporte as nossas intervenções (FERREIRA, 2002). Nossas primeiras reflexões apontam como resultados preliminares que a música aparece mais como um recurso isolado, um simples instrumento, do que uma ferramenta que possibilite a mediação pedagógica e a construção de um campo de dialogicidade. É necessário conceber por parte dos cursos de formação de professores que a música tem um caráter interdisciplinar e multirreferencializado e pode assumir papel mediático para a compreensão das categorias geográficas.
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico. São Paulo: HUCITEC, 1994.
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