QUESTÕES DE GÊNERO E FEMINISMO NA CIÊNCIA E SEU ENSINO
CONVERGÊNCIAS E APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14761Palavras-chave:
Revisão Bibliográfica, Produção acadêmica, Ensino de Ciências, Gênero, FeminismoResumo
Esse trabalho apresenta um panorama das pesquisas que relacionam Gênero, Ciência e Ensino de Ciências, a fim de reconhecer a produção acadêmica recente nessa área. A pesquisa foi realizada a partir dos resultados de trabalhos obtidos nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) realizados no período de 1997 a 2019, e contou com duas etapas metodológicas. A primeira que contabilizou e comparou os trabalhos que tinham enfoque na temática de Gênero/Feminismo e Ensino de Ciências. E a segunda etapa, que analisou qualitativamente os artigos selecionados. Identificou-se a necessidade de mais pesquisas sobre essas temáticas, além da busca por mudanças na abordagem dos temas, tanto na formação de professores, quanto no Ensino de Ciências.
Referências
ALMEIDA, Ester Aparecida Ely De; FRANZOLIN, Fernanda. A educação em Ciências e a perspectiva de gênero. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
ALVES, Maiara Rosa; BARBOSA, Marcia Cristina; LINDNER, Edson Luiz. Mulheres na Ciência: a busca constante pela representatividade no cenário científico. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–8, 2019. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0194-1.pdf>.
AMARAL, D.; ROTTA, J. Mulheres Cientistas e o Ensino de Ciências Naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 167-182, 23 jun. 2022.
ANDRADE, Cristiane P.; FORASTIERI, Válter; EL-HANI, Charbel Niño. Como os livros didáticos de ciências e biologia abordam a questão da orientação sexual? IIIENPEC, 2001.
ANJOS, Mariane Caroline Dos; OLIVEIRA, Andréa do Carmo B; HEERDT, Bettina. Compreensão de Gênero de futuras / os docentes de Biologia : implicações para o Ensino de Ciências. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, 2019.
ARAÚJO, Sirlene Dias et al. Mulheres na Ciências, p. 1–8, 2017.ciência : estão presentes ? Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em
ARRUDA, Luciana. Desigualdades de oportunidades em ciências e em matemática relacionadas ao gênero do aluno - uma aplicação de modelagem multinível ao SAEB. IIIENPEC, 2001.
BAIA, Thainá Rodrigues; RODRIGUES, Carlene Gomes; SOARES, Zilene Moreira Pereira. Mulheres na ciência : análise da produção acadêmica. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–8, 2019. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1469-1.pdf>.
BATISTA, Irinéa de Lourdes et al. Formação de Professores no Brasil e Questões de Gênero Feminino em Atividades Científicas Teacher Education in Brazil and Female Gender Issues in Scientific Activities. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015, p. 1–9, 2015.
BATISTA, Irinéa de Lourdes et al. GÊNERO FEMININO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA NO BRASIL. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
BATISTA, Irinéa De Lourdes et al. Saberes docentes e invisibilidade feminina nas Ciências. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013, p. 1–8, 2013.
CHIARI, Nathaly Desirrê Andreoli et al. Noções a respeito de questões de Gênero de estudantes de licenciaturas em Ciências Biológicas de Universidades paranaenses. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–9, 2019.
CHIARI, Nathaly Desirrê Andreoli; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Desigualdades de Gênero no contexto de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–9, 2017.
CONCEIÇÃO, Josefa Martins Da; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. De alunas a cientistas: memórias femininas da educação e da ciência pernambucana. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–7, 2019. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0478-1.pdf>.
COSTA, Angélica Felicio Da; FERNANDES, Hylio Laganá. Representação da Mulher Cientista nos Livros Didáticos de Ciências da década de 2010. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–12, 2019.
EL JAMAL, N. O.; GUERRA, A. O lado invisível na história da ciência: uma revisão bibliográfica sob perspectivas feministas para a educação científica. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 311–333, 2021.
FIGUEIREDO, Júlia Martins; SIMÕES, José Euzebio Neto; SANTOS, Paloma Nascimento Dos. A Interface Arte , Ciência e Gênero como Estratégia Teórico-Metodológica para a Elaboração de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem sobre Mulheres nas Ciências. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–7, 2019.
FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. O cotidiano das aulas de ciências a partir do viés do gênero : contribuições para a pesquisa em Educação em Ciências. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–8, 2019.
FRIOLANI, Poliana; SILVA, João Rodrigo Santos Da. Interesse de meninos e meninas durante visita ao espaço de educação não formal : concepção dos monitores. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–12, 2017.
FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Ensino / Aprendizagem Em Física : Uma Questão De Gênero ? V ENPEC, p. 1–12, 2005.
GARCIA, Fabiano Nunes Silva Vargas; SILVA, Elton Bernardo Santos Da; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Representações de cientistas na educação básica : racismo e sexismo em questão. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, 2019.
GARCIA, Fabiano Nunes Silva Vargas; SILVA, Elton Bernardo Santos Da; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Representações de cientistas na educação básica : racismo e sexismo em questão. XII ENPEC, 2019.
HEERDT, Bettina. A Ciência é masculina ? É , sim senhora . E o Ensino de Ciências ? XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–9, 2019.
HEERDT, Bettina; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Possíveis relações entre HFC , concepção da Natureza da Ciência e a questão do gênero feminino na formação docente. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
HEERDT, Bettina; BATISTA, Irinéa de Lourdes. SABERES DOCENTES : MULHERES NA CIÊNCIA. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–10, 2017.
HEERDT, Bettina; BATISTA, Irinéa de Lourdes. SABERES DOCENTES : MULHERES NA CIÊNCIA. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–10, 2017.
KLEIN, Tânia Aparecida da Silva. Sexualidade, adolescência e escola: uma abordagem interdisciplinar. IV ENPEC, 2003.
LEITE, V. S. M.; SANTOS, M. C. F. dos. Abordagens de gênero, sexualidade e saúde na educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 105-121, 2018.
LIMA, A. C. L. M.; SILVA, A. C.; SIQUEIRA, V. H. F. Perspectivas da sexualidade na educação: um olhar retrospectivo nas atas do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS, VII, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
LIMA, Luis Victor dos Santos; DANTAS, Josivânia Marisa; CABRAL, Carla Giovana. Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência e Gênero. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015, p. 1–8, 2015.
LIMA, Paulo R. M. et al. UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS DE GÊNERO NO DISCURSO ESCOLAR. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.
MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa. MÍDIA, GÊNEROS E NEUROCIÊNICAS: A PRODUÇÃO DAS FEMINILIDADES E MASCULINIDADES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS. VII ENPEC, 2009.
MARCHI, Mariana De; RODRIGUES, André. O sexismo e suas consequências : um ensaio sobre a percepção de Ciência Sexism and its consequences : an essay on the perception. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, n. 2006, p. 1–11, 2017.
MARIN, Yonier Alexander Orozco; CASSIANI, Suzani. Gênero ( s ) e sexualidade ( s ) no ensino de biologia : Reflexões a partir de diálogos entre discursos decoloniais africanos e das trans-identidades Reflections from dialogues between African decolonial and Trans Identities discourses. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–6, 2019.
MARTINS, Adriana Martini; LIMA, Paulo Junior. Educação Científica como prática feminina ou feminista? XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–7, 2019.
MENDES, Gabriella da Silva; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho De. A Participação Feminina na Carreira Científica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF-UFRJ): Um olhar ao longo dos anos. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1–8, 2019. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0109-1.pdf>.
NASCIMENTO, Paloma dos Santos; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Vestido de Curie. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–9, 2019.
NORO, Deisi; CRESPI, Livia; NÓBILE, Márcia Finimundi. Formação docente sobre gênero e sexualidade : conhecimento , relevância e caminhos. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN – 25 a 28 de junho de 2019, p. 1–10, 2019.
PEREIRA, Juliana Cardoso; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. O Jornal da Ciência e a visibilidade de gênero: igualdade e diferença. XII ENPEC, p. 1–6, 2019.
PEREIRA, Z. M.; MONTEIRO, S. S. GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 30, n. 95, p. 117–146, 2015.
ROSENTHAL, R.; REZENDE, D. B. É possível ser mulher na Ciência? Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, n. 2015, p. 1–11, 2017.
SANTOS, Letícia Maria Dos et al. Abordagens teóricas nas pesquisas sobre gênero em educação em ciências: em busca da especificidade da área. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN – 25 a 28 de junho de 2019, p. 1–7, 2019.
SILVA, Benícia Oliveira Da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. SEÇÃO SEXO: INVESTIGANDO MODOS DE PRODUÇÃO DA SEXUALIDADE FEMININA NUMA REVISTA ADOLESCENTE. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
SILVA, Fabiane Ferreira Da; SOARES, Guiomar Freitas; RIBEIRO, Paula Regina Costa. (Re) Pensando Os Corpos Das Mulheres Em Um Contexto de ENSINAR E APRENDER. V ENPEC, v. 1, p. 1–11, 2005.
SOUZA, Hemilly Cerqueira; ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez. Possíveis contribuições das epistemologias feministas para o ensino de ciências. X Enpec, p. 1–8, 2015.
SWIECH, Mayara Juliane; SANTOS, Ana Paula Oliveira Dos; HEERDT, Bettina. Processo De Fecundação Humana: Uma Análise De Gênero Nos Livros Didáticos. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–8, 2019.
TAMAYO, Katherine Guerrero et al. Educación ambiental en la formación docente: aportes para un abordaje multidimensional de los conflictos ambientales. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, 2019.
YAMAGUCHI, Larissa Caldas Farias; JORDÃO, Rosana dos Santos. Concepções sobre Gênero: o que pensam professores de Biologia da rede pública de ensino? XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–7, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maíra Caroline Defendi Oliveira, Irlan von Linsingen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.