O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Uma estratégia interdisciplinar de aprendizagem alternativa adotada pelo Programa de Residência Pedagógica para o módulo de Genética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.14022

Palabras clave:

Mapas Conceituais; Interdisciplinaridade; Residência Pedagógica.

Resumen

Os mapas conceituais foram desenvolvidos para promover a aprendizagem significativa (AUSUBEL et. al, 1989) e podem ser considerados recursos esquemáticos para representar um conjunto de significados e conceitos incluídos em uma estrutura de proposições para elaboração de uma teia relacional (ANASTASIOU; ALVES, 2007). Tendo os mapas conceituais como estratégia alternativa de ensino de biologia no contexto da genética o objetivo deste trabalho é apresentar as experiências vivenciadas pelo Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) no Módulo de Genética no núcleo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) com a turma 721 do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática. As atividades foram realizadas por meio de grupos de trabalhos colaborativos e individualmente, a fim de promover a integração social e a aprendizagem ativa centrada no estudante (MICHAEL, 2006; MASCOLO, 2009). Utilizamos também ferramentas tecnológicas de aprendizagem e metodologias alternativas para o ensino de genética e obtivemos dos estudantes resultados extremamente satisfatórios em termos de comprometimento, cumplicidade e interdisciplinaridade do saber fazer pedagógico.

Citas

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. “Navegando em mapas de conceitos”, em Temas de

biologia: propostas para desenvolver em sala de aula. Moderna: São Paulo, n. 2., 1996.

ANASTASIOU, L. G. C; ALVES. L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos

para estratégias de trabalho em aula. Joinville: Santa Catarina, 2007.

AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D; HANESIAN, H. Psicologia educativa. Trillas: México, 1989.

BRASIL, Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Informática. Ministério Da

Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Barreiras, 2016.

DEPRESBITERIS. L; TAVARES. M. R. Mapas conceituais: instrumentos e técnicas de

avaliação da aprendizagem. Senac: São Paulo, cap. 6, 2017.

FAZENDA, I. C. A. (Org.) Práticas Interdisciplinares na Escola. Cortez: São Paulo, 13. ed.,

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc.:

Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

HOLANDA, D. S; SILVA, C. S. M. A. Contribuição do Pibid na formação docente: um relato

de experiência. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178- 034X.

p 1- 13, 2013.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Imago Editora: Rio de Janeiro,1976.

MASCOLO, M. F. Beyond student-centered and teacher-centered pedagogy: teaching and

learning as guided participation. Pedagogy and the Human Sciences, vol. 1, n. 1, p. 3-27, 2009.

MICHAEL, J. Where’s the evidence that active learning works? Advances Physiology

Education, n. 30, p. 159-167, 2006.

MICHAELSEN, L. K; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-based learning: a transformative

use of small groups in college teaching. Sterling. VA: Stylus Publishing, LLC, 2004.

MOREIRA, M. A; BUCHWEITZ, B. Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas

conceituais e o vê epistemológico. Plátano: Lisboa, 1993.

NÓVOA, A.(Org.). Profissão Professor. Porto: Porto, 2. ed.,1992.

REGO, E. C. M. Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais: proposta de estágio

supervisionado na Educação Básica. Disponível em:

<https://repositorio.unb.br/handle/10482/24266> Acesso em: 28 de janeiro de 2022.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores

e a sua formação. Dom Quixote: Lisboa, 1992. 158 p.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Artmed: Porto Alegre, 2002.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Educa: Lisboa, 1993.

p.12-52.

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-27 — Actualizado el 2023-01-04

Versiones

Cómo citar

DOURADO BARBOSA, Kairo; OLIVEIRA PEREIRA, Lean; PIMENTEL JÚNIOR, Clívio. O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: Uma estratégia interdisciplinar de aprendizagem alternativa adotada pelo Programa de Residência Pedagógica para o módulo de Genética. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 18–25, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.14022. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14022. Acesso em: 22 nov. 2024.