REDAÇÃO ESCOLAR
UMA MERA TIPOLOGIA TEXTUAL OU UM GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO PLENO?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p270Palavras-chave:
redação escolar, responsividade, posição-sujeito, práticas escolares, concursosResumo
Neste texto, de caráter ensaístico, problematizamos as referências à redação escolar como um mero tipo de texto. Nosso objetivo é questionar por que não a assumir, sem receios, como um gênero textual pleno, mesmo considerando as críticas a essa prática coercitiva no ambiente onde circula. A discussão aqui empreendida, pelo viés do linguista aplicado, destaca alguns posicionamentos de estudiosos da linguagem e de pesquisadores do ensino de língua materna, bem como dialoga teoricamente com categorias de duas vertentes discursivas, a bakhtiniana (responsividade) e a pêcheutiana (posição-sujeito e interdiscuso), observando a fronteira de cada escopo, a fim de deslocar definições que não mais respondem ao funcionamento desse tipo de comunicação, isto é, o mediado pela redação escolar.
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