É POSSÍVEL ENSINAR LEITURA? METAINFERÊNCIA, UM CAMINHO PARA A LEITURA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p361-381Palavras-chave:
metainferência; leitura integrativa; ensino de leitura; pesquisa-ação.Resumo
O objetivo deste artigo é investigar a contribuição da metainferência ao ensino de leitura, a partir da análise de práticas que levam em conta cognitiva e metacognitivamente os processos inferenciais de leitura. Metodologicamente, analisamos dados de uma pesquisa-ação, da qual participaram alunos do Ensino Médio de uma escola pública de XXXX. Houve resultados positivos relacionados a: (i) valorização de conhecimentos prévios, (ii) estabelecimento de objetivos e hipóteses e (iii) desenvolvimento de estratégias para avaliação e monitoramento da compreensão. Assim, este trabalho permite afirmar que o ensino de leitura é possível e um dos caminhos é o trabalho com a metainferência.
Palavras-chave: metainferência; leitura integrativa; ensino de leitura; pesquisa-ação.
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