POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Aroldo Magno de Oliveira Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Política linguística, Língua portuguesa, Ensino

Resumo

O artigo busca caracterizar as condições necessárias para uma pesquisa em política linguística, , a qual foi historicamente constituída no atual ensino de língua e literatura na educação básica. Além da caracterização, pôr-se-á em questão se essa política corresponde ou não à expectativa de um ensino de linguagem emancipador ou a um ensino mantenedor da estrutura social e econômica. O artigo ainda busca propor alternativas para um ensino de linguagem que atenda à necessidade de uma formação humana que intervenha na realidade de modo a qualificá-la em todos os sentidos, o que significa a qualificação da vida humana. Os fundamentos teóricos estão assentados nos estudos do sociointeracionismo, na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos e na concepção de linguagem como atividade constitutiva. O campo de pesquisa proposto é um conjunto de escolas estaduais do Rio de Janeiro.    

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Como Citar

Oliveira, A. M. de. (2015). POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. EntreLetras, 5(2), 212–222. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1330