SIGNIFICADOS EXPERIENCIAIS E INTERPESSOAIS EM UMA CARTILHA DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p22-40Palavras-chave:
Palavras-chaves: Linguística Sistêmico-Funcional; léxico-gramática; Português como Língua de Acolhimento.Resumo
Este trabalho articula estudos da linguagem na perspectiva sistêmico-funcional ao contexto de Português como Língua de Acolhimento. O objetivo é evidenciar, por meio da análise de realizações léxico-gramaticais de transitividade, funções de fala e modalidade significados que constroem o campo e as relações em um material didático de Português como Língua de Acolhimento. Alicerçado na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem (HALLIDAY, 1989; HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), os resultados evidenciaram que as informações estão concentradas em dois campos documentação e legislação. Quanto à variável relações, verificou-se a prevalência de declarações e perguntas e o uso de modalidade para amenizar comandos.
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