REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DE MULHERES TRANS SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p83-110Palavras-chave:
Transexualidade feminina. Representação. Etnografia online. Sistema de Transitividade. Representação de Atores Sociais.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a representação linguística de mulheres transexuais cearenses sobre a transexualidade feminina. Para gerar e coletar dados, utilizei a etnografia online (ANDROUTSOPOULOS, 2008) através de entrevistas semiestruturadas. Na análise, as escolhas léxico-gramaticais foram consideradas à luz do sistema de transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e da categoria de Inclusão da Teoria de Representação de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). A análise indica que a experiência transexual das participantes está relacionada, principalmente ao mundo mental do ‘sentir’ e que as participantes utilizaram assimilações e classificações para se autorrepresentarem como participantes ativas em diversas situações.
Downloads
Referências
ANDROUTSOPOULOS, Jannis. Potentials and limitations of discourse-centered online ethnography. Language@Internet, Londres, v. 5, n. 8, p. 29 -60, jan. 2008. Disponível em: https://www.languageatinternet.org/articles/2008/1610. Acessado em: 03. jul. 2020.
ANJOS, Luiza; GOELLNER, Silvana. Esporte e Transgeneridade: corpos, gêneros e sexualidades plurais. In: DORNELLES, Priscila. G.; WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria. Educação física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017, cap. 3. p. 51 – 72.
BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: gênero e sexualidade na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.
BLOOR, Thomas; BLOOR, Meriel. The functional analysis of English: a hallidayan approach. London: Arnold, 2004.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CUNHA, Maria; SOUZA, Maria. Transitividade e seus contextos em uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
GRUPO GAY DA BAHIA. MORTES VIOLENTAS DE LGBT+ NO BRASIL
RELATÓRIO DO GRUPO GAY DA BAHIA, 2021. Disponível em: https://grupogaydabahia.files.wordpress.com/2022/02/mortes-violentas-de-lgbt-2021-versao-final.pdf. Acesso em: 3 mar. 2022.
HALLIDAY, Michael. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1994.
HALLIDAY, Michael. The notion of “context” in language education. In: GHADESSY, Mohsen. Text and Context in Functional Linguistics. Amsterdã: Benjamins, 1999. cap. 1, p. 1 – 24.
HALLIDAY, Michael; MATTHIESSEN, Christian. An Introduction to Functional Grammar. 4. ed. London: Arnold, 2014.
HASAN, Ruqaiya; PERRET, Gillian. Learning to function with the other tongue: a systemic functional perspective on second language teaching. In.: ODLIN, Terence. (Org.). Perspectives on pedagogical gramar. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. cap. 10, p. 179-226.
HINE, Christine. Virtual Ethnography: Modes, Varieties, Affordances. In.: FIELDING, Nigel, The SAGE Handbook of Online Research Methods. SAGE Publications, Ltd,, 2008. cap. 2, p. 257-270.
MAGALHÃES, Izabel. Eu e tu. A constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000.
MAGALHÃES, Izabel; MARTINS, André; RESENDE, Viviane. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora da Universidade De Brasília, 2017.
MELO, Iran. Ativismo LGBT na imprensa brasileira: análise crítica da representação de atores sociais na Folha de S. Paulo. 2013. 385f. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
MOITA LOPES, Luiz. (org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PEDRO, Emília. Análise Crítica do Discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Caminho, 1997.
PRAXEDES FILHO, Pedro. A corpora-based study of the development of EFL Brazilian leaners’s interlanguage from simplification to complexification in the light of Systemic functional grammar. 2007. 1307f. Tese (Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Programa de Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
SILVA JÚNIOR, Antonio. As mulheres transexuais no contexto do ENEM: um enfoque a partir da Gramática Sistêmico-Funcional e da Teoria de Representação dos Atores Sociais. Revista MEMENTO, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 1-21, jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/5411. Acesso em: 5 de jul. 2019.
SILVA JUNIOR, Antonio. Representações linguístico-discursivas de mulheres trans sobre a transexualidade no voleibol em Fortaleza - Ceará. 2021. 180 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=105793. Acesso em: 8 de jan. de 2022
SUESS, Amets. Análisis del panorama discursivo alredor de la despatologização trans: procesos de transformación de los marcos interpretativos en diferentes campos sociales. In: MISSÉ, Miquel; COLL-PLANAS, Gerrad. El género desordenado: críticas en torno a la patologización de la transexualidad. Barcelona - Madrid: EGALES, 2010. cap. 3, p. 29-54.
TRANSGENDER EUROPE. TMM Update Trans Day of Remembrance 2019. (TvT) project website. Disponível em: https://transrespect.org/en/tmm-update-tdor-2019/. Acesso em: 14 jul. 2020.
VAN LEEUWEN, Théo. Discourse and Practice: new tools for critical discourse analysis. New York: Oxford University Press, 2008.
VIEIRA, Viviane. Perspectivas decoloniais feministas do discurso na pesquisa sobre educação e gênero-sexualidade. In: RESENDE, Viviane de Melo. (Org.). Decolonizar os Estudos Críticos do Discurso. Campinas: Pontes, 2019. p. 83-116.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.