ORALIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
CONFIGURAÇÕES DO GÊNERO ORAL PROVA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p24-52Palavras-chave:
gênero oral, gênero do métier docente, prova didática, formação do professorResumo
Neste trabalho, analisamos as configurações do gênero oral prova didática em contexto de concurso para a carreira de magistério. Buscamos fundamentos acerca da importância da formação de professores fortemente relacionada ao campo do trabalho, que envolve uma série de conhecimentos e práticas profissionais. Além disso, baseamo-nos no conceito de gênero textual, a partir de diferentes perspectivas teóricas, que abarcam questões pragmáticas, históricas e ideológicas na análise, o que nos permitiu descortinar tópicos ainda frágeis em editais de concurso para tal carreira. Neste estudo exploratório, lançamos mão de seis editais de concurso, além de experiências dos autores - no papel de candidatas/os e integrantes de bancas; com esses dados, caracterizamos os tópicos mais comuns desta prática de oralidade. Os dados foram organizados em oito itens, que revelam as configurações do gênero: o contexto de circulação, os interlocutores e papéis, outros gêneros envolvidos, a simulação, as formas típicas de interação, os recursos didáticos, o conteúdo e os aspectos não linguísticos desse típico gênero oral. O estudo permite melhor visualizar elementos fundamentais para atuação do professor-candidato, o que também fortalece o discurso em prol da aprendizagem dos gêneros do métier docente na sua profissionalização.
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