A ORALIDADE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO
UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PERÍODO 2008-2018
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p240-265Palavras-chave:
oralidade, currículo, documentos curriculares de PernambucoResumo
O presente artigo é fruto da pesquisa publicada na tese intitulada “A oralidade entre o prescrito e o possível: a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco”, cujo principal objetivo foi investigar como os professores de língua portuguesa da rede estadual de Pernambuco (re)elaboram e vivenciam o currículo para o ensino de oralidade. Dentre todos os objetivos específicos elencados no estudo, figurava o de analisar as orientações para o trabalho com a oralidade presentes nos documentos curriculares oficiais de língua portuguesa no âmbito estadual. Para atingir esse objetivo específico, foi realizada uma análise dos documentos curriculares oficiais da rede estadual de ensino de Pernambuco, publicados entre os anos de 2008 e 2018. A análise documental aponta que os documentos curriculares oficiais da rede estadual de Pernambuco apresentam concepções de ensino de oralidade que privilegiam usos públicos mais formais da língua falada. No entanto, pecam no tratamento das especificidades do oral, pois não sugerem uma abordagem mais sistematizada de aspectos acústicos e cinésicos, o que pode indicar uma abordagem do oral ainda voltada para uma concepção de oral como norma.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana. A oralidade entre o prescrito e o possível: a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco. Recife, 2021. 276f. Tese (Mestrado em Educação. Linha de pesquisa: Educação e Linguagem) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40977/1/TESE%20Fl%c3%a1via%20Barbosa%20de%20Santana%20Ara%c3%bajo.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2003.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 35-60.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: Como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.
LIMA, Ana; BESERRA, Normanda. Sala de aula: espaço também da fala. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 57-72.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MELO, Cristina Teixeira Vieira de; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. 1ª ed, 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 75-93.
MELO, Cristina Teixeira Vieira de; MARCUSCHI, Beth; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Esclarecendo o trabalho com a oralidade: uma proposta didática. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 95-114.
MILANEZ, Wania. Pedagogia do oral: a elocução formal sob o prisma textual-interativo. 1992. 207f. Tese (Doutorado em Ciências - Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.
MILANEZ, Wania. Pedagogia do oral: condições e perspectivas para sua aplicação no português. Campinas: Sama, 1993.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Base Curricular Comum para as redes públicas de ensino de Pernambuco: Língua Portuguesa. Recife: SE, 2008.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Currículo de Pernambuco: ensino médio. Recife, 2021. Disponível em: https://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/523/CURR%C3%8DCULO_DE_PERNAMBUCO_DO_ENSINO%20M%C3%89DIO%202021_Final.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (Caderno: Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco). Recife, 2012. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/lingua_portuguesa_ef_em.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 179-195, nov. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a08n114.pdf. Acesso em: 28 jul. 2018.
SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004b, p. 109-124.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.
SOUZA, Jacqueline de; KANTORSKI, Luciane Prado; LUIS, Margarita Antonia Villar. Análise documental e observação participante na pesquisa em saúde mental. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 25, n. 2, p. 221-228, maio/ago. 2011. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5252/4469. Acesso em: 28 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.