DO ENSINO REMOTO AO HÍBRIDO NA ESCOLA PÚBLICA
CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18065Palavras-chave:
pandemia, ensino de Inglês, escola pública, professor de inglêsResumo
Este artigo apresenta análises e reflexões a partir de uma narrativa autoetnográfica, de uma das pesquisadoras deste artigo, acerca das possibilidades e perspectivas do ensino de inglês no contexto de pandemia de uma escola pública. A metodologia utilizada é qualitativa interpretativista de cunho autoetnográfico. Os resultados apontam a sobrecarga de funções burocráticas para o professor e a exclusão digital como principal problema para o acesso ao ensino remoto. Contudo, a constância da tecnologia faz do letramento digital algo necessário; ademais, as ferramentas e mídias digitais se mostraram eficientes como motivadores e facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAIADO, Roberta; MORAES, Antônio Henrique Coutelo. Cultura digital e ensino na era pandêmica: competências e transformações dos saberes docentes. In: XAVIER, Antonio Carlos dos Santos; FERREIRA, Lucas; CAIADO, Roberta. (org.). Linguagem e aprendizagem na cultura digital. Campinas: Pontes, 2022. p. 30-46.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O Professor de Línguas Estrangeiras. Construindo a Profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 21-40.
CARVALHO, Cosmerina de Souza; CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Lívia Andrade. A educação como direito fundamental do/a estudante na pandemia da COVID 19: o ensino remoto e a realidade de escolas públicas de um município do interior baiano. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v.10, n. 3, p. 1124–1142, dez., 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-61535. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61535. Acesso em: 30 mai. 2024.
CHRIS, Alves. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à Teoria dos Híbridos. Revista Aprendizagem em EAD, Taguatinga, v. 5, n. 1, p. 1-4, nov., 2016.
COSTA, Giselda dos Santos. Mobile learning: explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. 2013. 201f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
DE ANDRADE, Daniele Prates Cordeiro Moretti; MONTEIRO, Maria Iolanda. Educação híbrida: abordagens práticas no Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 5, n. 14, p. 250-264, out., 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1676. Acesso em: 30 mai. 2024.
DENARDI, Didiê Ana Ceni; MARCOS, Raquel Amoroginski; STANKOSKI, Camila Ribas. Impactos da pandemia covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, n.3, p. 113-143, dez., 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80733. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/BLVRJXv4FYJ6F5z66RXkHbg/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 30 mai. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
JUCÁ, Leina. Ensinando inglês na escola regular: a escolha dos caminhos a seguir depende de onde se quer chegar. In: JESUS, Dánie Marcelo; CARBORIERI, Divanize. (Orgs.) Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a Sala de Aula de Línguas. Campinas-SP: Pontes Editores. 2016. p. 99-120.
KIELING, Helena Dos Santos; LEFFA, Vilson José; BEVILÁQUA, André Firpo. A Implementação Do Ensino Híbrido No Ensino De Inglês Durante A Formação Docente. Caderno Seminal Digital, Rio de Janeiro, v. 33, n. 33, p. 109-141, dez., 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.41868. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/41868. Acesso em: 30 mai. 2024.
LIMA, Leandro Holanda Fernandes de; MOURA, Flavia Ribeiro de. O professor no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso. 2015. p. 89-102.
LIMA, Tiago de Borges. Connecting Classrooms: Proposta Para O Ensino De Língua Inglesa Em Ambiente Digital Na Escola Pública. 2014. 105f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada: A Linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em: 30 mai. 2024.
MOITA LOPES, Luiz. Paulo. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 85-107.
OLIVEIRA, Adelaide P. de. Era uma vez, um aluno que queria aprender inglês e tornar-se um professor. In: LIMA, Diógenes Cândido de. (org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011, p.67-78.
LA RUE, Frank. Report of the Special Rapporteur on the promotion and protection of the right to freedom of opinion and expression. New York: United Nations, 2011.
PAGNONCELLI, Vanessa. Mobile learning na prática pedagógica dos professores de língua inglesa na educação básica. 2020. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Profissional, Curitiba, 2020.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da linguística aplicada. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 149-168.
SILVA, Edsom Rogério. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Porto das Letras, Porto Nacional, v. 3, n. 1, p. 151-164, dez., 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4877 Acesso em: 30 mai. 2024.
RODRIGUES, Ellen Nogueira. As percepções dos professores e alunos no contexto da pandemia de covid-19: uma revisão de literatura. In: DE LACERDA, Tiago Eurico; JUNIOR, RAUL GRECO (org.). Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação. Curitiba: Bagai, 2021, p. 24-37.
SGARBI, Elaine dos Santos; GOMES, Mozart Luiz Tavares da Silva. As percepções de se (re) descobrir professor/a de língua espanhola durante a pandemia: um relato de experiência de estágio supervisionado pela visão do Professor em Formação Inicial e da Professora Regente. In: PITOMBEIRA, Cátia Veneziano; MENICONI, Flávia Colen; MAKIYAMA, Simone. (org.). Linguística aplicada e ensino de línguas estrangeiras: reflexões, experiências e desafios. Tutóia: Diálogos, 2021, p. 85-110.
UCHOA, Cristiane da Silva; ARAÚJO, Gutyerlle de Sousa; CAMPELO, Maria Luand Bezerra. Diálogos plurais e locais: reflexões sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa a partir do relato de estudantes de uma escola pública em período pandêmico. In: PITOMBEIRA, Cátia Veneziano; MENICONI, Flávia Colen; MAKIYAMA, Simone (org.). Linguística aplicada e ensino de línguas estrangeiras: reflexões, experiências e desafios. Tutóia: Diálogos, 2021, p. 85-110.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1995.
ZIENTARSKI, Clarice; SOUSA, Elisângela Maria Oliveira; MARTINS, Ivan Carlos Costa. Trabalho docente em tempos de pandemia: a realidade vivenciada por professores e equipes gestoras de instituições de ensino da região metropolitana de Fortaleza/CE. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1012–1036, dez., 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62165. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62165. Acesso em: 30 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.