AS LÍNGUAS QUE VIVEM NA PÉROLA DO TAPAJÓS
MAPEANDO A REALIDADE SOCIOLINGUÍSTICA DAS ESCOLAS DE SANTARÉM – PA
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18130Palavras-chave:
Diagnóstico Sociolinguístico; Plurilinguismo; Escolas estaduais e municipais; Santarém.Resumo
Este artigo objetiva descrever o diagnóstico sociolinguístico realizado nas escolas estaduais e municipais da área urbana de Santarém no período de 2019-2022. A metodologia consistiu em pesquisas bibliográficas sobre pluri e multilinguismo e na aplicação de questionários. A pesquisa sociolinguística baseia-se nos dados recolhidos por integrantes do Grupo de Estudos Linguísticos Oeste do Pará (Gelopa). Os resultados evidenciaram a presença de alunos indígenas e imigrantes e suas línguas maternas: Wai Wai, Warao, Munduruku, Espanhol e Castelhano, assim como a falta de capacitação - aos professores - e metodologias pedagógicas adequadas para atuar com alunos não maternos do Português.
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